Enólogo Vincenzo Protti ministra curso de vinho no Uberlândia Shopping


Enólogo Vincenzo Protti ministra curso de vinho no Uberlândia Shopping

Branco ou tinto, importado ou nacional, suave e até frisante. São tantos rótulos no mercado que fica quase impossível saber qual a melhor escolha. Com o objetivo de fazer com que o consumo e o conhecimento sobre vinhos cresçam ainda mais na região do Triângulo Mineiro, a Sofia Vinhos, em parceria com a Vinum Domo e o Uberlândia Shopping realizará de 11 a 13 de novembro um curso de vinhos, ministrado por um especialista internacional da bebida: o enólogo (fabricante de vinhos) italiano Vincenzo Protti, que é responsável técnico da produção de uma importante vinícola italiana, vindo para o Brasil com o objetivo de ampliar o público de apreciadores de vinho, através do conhecimento. Nos dias do curso, Vinum Domo terá um ponto de venda e de encontro para iniciar com chave de ouro o curso que terá como público alvo as classes A e B, tendo uma participação grande de médicos e empresários.
Segundo a proprietária da Vinum Domo Casa de Vinhos, Vanessa Eloisa, a realização do curso de vinho com a presença Vincenzo Protti é inédita em Uberlândia. “Temos notado que está aumentando o número de apreciadores na área de vinhos e urgentemente sentimos a necessidade de promovermos um curso desse nível para que aumentemos também nossas vendas e nossos clientes se tornem ainda mais interessados em conhecer novos rótulos e entender o mundo do vinho”, disse Vanessa.
Estudos comprovam que por ano, o brasileiro consome em média duas garrafas, no entanto, o italiano sai na frente. Ele consome 38 litros de vinho por ano.  No inverno o consumo cresce em média 30%. Com a chegada das festas de fim de ano esse número tende a aumentar.
Sobre Vincenzo Protti
Vincenzo Protti (Masi-Itália), italiano nascido em Rimini (Italia) 38 anos atrás. Obteve o título de Doutor Enólogo em 2006 depois de ter estudado Viticultura e Enologia na Universidade de Bologna e Marketing do vinho na Universidade Jiao Tong em Shanghai (China). Atualmente trabalha no Brasil para a empresa dos EUA chamada Giowine Inc. www.giowine.com como gerente de mercado para as vinícolas italianas Masi e Masciarelli. Trabalhou para o Grupo Vinícola italiano Paladin SPA até janeiro 2012, nas funções: gerente de marca para a empresa Vèscine, vinícola Toscana do mesmo Grupo. Gerente de mercado na América do Norte e também na América do Sul. Enólogo responsável pela produção e pelo “blend” do vinho da Vinícola Toscana Vèscine. Nesta atividade, trabalhos junto com os enólogos Franco Bernabei e Leonardo Valenti.
 O que faz um enólogo?
 O Enólogo é um profissional formado em Agronomia, com especialização em Enologia, ou formado em uma faculdade de Enologia. No Brasil só existe uma Universidade que oferece este curso, está em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha.
As profissões de enólogo e de técnico em enologia foram regulamentadas no Brasil em 2007, pela Lei nº 11.476, de 29 de maio.Este especialista trabalha na vinícola e é responsável por todas as decisões de produção do vinho: análise do solo, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor técnica para plantar, para podar, para colher (nesta fase de cuidado com as plantas ele pode ter o auxílio de um agrônomo).
Após a colheita o enólogo define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.
O Enólogo precisa tomar decisões importantes durante todo o processo de produção e estas decisões são fundamentais para o resultado final, o vinho.

Fonte Academia do Vinho
 ALITÉIA MILAGRES
SERIFA COMUNICAÇÃO

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva