Decisão para 2014 e 2015


Decisão para 2014 e 2015


Dez clubes vão se reunir hoje, a partir das 14h30, na sede da Federação Mineira de Futebol, para decidir sobre o campeonato do Módulo II. São eles os dois rebaixados do Módulo I na última temporada, Araxá e América de Teófilo Otoni, e os oito que permaneceram no Módulo II da temporada deste ano de 2013. São eles: Patrocinense, Mamoré, Uberlândia, Democrata/SL, Democrata/GV, Betim, Tricordiano e Social de Coronel Fabriciano. Torço para que os presidentes de clubes ou seus representantes que lá comparecerem estejam bem atentos de que estarão decidindo uma mesma fórmula para, no mínimo, duas temporadas, as de 2014 e 2015.
O Estatuto do Torcedor determina que, quando uma fórmula de campeonato é modificada, a nova versão tem que ser mantida por período mínimo de duas temporadas. O presidente do Uberlândia Esporte, Guto Braga, defende a volta do sistema que divide os 12 times em dois grupos de seis na primeira fase, jogando em turno e returno dentro do grupo e qualificando os três melhores de cada grupo para fazerem a fase final também em turno e returno, apurando campeão e vice que sobem para o Módulo I. A experiência vivida anteriormente indica que é a melhor fórmula que realizaram nos últimos anos, pois é equilibrada e justa. Oferece também mais motivação, por mais tempo, do que uma fórmula com todos jogando contra todos, em turno e returno, que também é justa e boa. Esta ocuparia 22 datas, enquanto a que Guto defende e divide o torneio em duas fases ocuparia 20 datas.
São 27 datas
Fiz um estudo a respeito da viabilidade do campeonato do Módulo II com a primeira fase em 10 datas e os times divididos em dois grupos de seis, com a segunda e última fase num hexagonal em mais 10 datas, totalizando 20. Com o Conselho Técnico se reunindo e decidindo tudo hoje, o Departamento Técnico da FMF pode e deve publicar regulamento e tabela até quarta-feira, dia 20. Fazendo isto, o prazo de 60 dias exigido pelo Estatuto do Torcedor se completará no dia 19 de janeiro, domingo, com a realização da primeira rodada. Daí até o dia 20 de abril, data limite para acabar, serão 27 datas. Entendo que neste ponto os dirigentes dos clubes deveriam definir tudo na reunião do Conselho Técnico, fazendo constar em ata e conferindo tudo antes de assinar. Já testemunhei reclamação na FMF de que uma coisa fora resolvida em Conselho Técnico e depois descumprida. Foram conferir e não constava da ata. Foi assim que se criou esta aberração de Módulo II em janeiro de 1994. Fiz o estudo e sugiro que aconteçam folgas de uma semana na tabela da seguinte forma: entre primeira e segunda rodadas; entre quinta e sexta rodadas; entre final da primeira fase e começo da segunda; entre quinta e sexta rodadas do hexagonal final; entre final da segunda fase e começo das semifinais; entre primeiro e segundo jogos das semifinais e entre primeiro e segundo jogos decisivos. As folgas são fundamentais para recuperação física e mental de jogadores e comissões técnicas. Conforme sempre gosto de fazer, esta é mais uma contribuição que dou.

A versão online desta coluna é sempre bem visitada por leitores que postam seus comentários. Normalmente a respeito do que escrevo, concordando ou discordando de mim. Também já se tornou comum um leitor responder o que outro escreveu. Tudo em bom nível de educação. Por isto ressalto aos que ainda só lêem a versão impressa que é bom lerem a versão on-line. Na coluna de sábado último tem longo esclarecimento do doutor Fernando Lima sobre estatuto e eleição no Uberlândia Esporte. E contestação do ex-presidente Mário Borges. Para quem é curioso, na barra à direita, o CORREIO mantem arquivo das colunas de até um ano atrás. O acesso é fácil. É só não “criar” dificuldade onde não existe. Visite! Participe!
O Bicho sobe
O Montes Claros é apelidado de Bicho. Considero que o campeonato da Segunda Divisão virou pé de amora e que ele virou bicho da seda. Este tem no pé de amora seu principal hospedeiro. Não tenho dúvida em apontá-lo como virtual dono de uma das duas vagas de acesso. Tem 12 pontos ganhos e fará mais três jogos em casa, inclusive o último. O Funorte também manda jogo nela, mas terá de jogar noutra cidade. Valério está fora. O CAP com um pé fora. O Nacional com vitória e até empate com a Associação Uberlandense hoje já estará perto de subir.


Camargo Neto jornalista
Correio de Uberlandia 

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva