Novembro Azul: um alerta à população masculina

Novembro Azul: um alerta à população masculina

Prefeito de João Pessoa é padrinho da campanha Novembro Azul
Foto: Juliana Santos/ Divulgação
Câncer de próstata deve atingir cerca de 60 mil homens neste ano
Novembro chegou e com ele o alerta para a prevenção do câncer de próstata. Semelhante à campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como foco a população masculina, incentivando a prevenção e alertando sobre a importância do diagnóstico precoce. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o sexto tipo mais comum no mundo. Estima-se que 60 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados  no Brasil, em 2013, o que corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.



Para a oncologista clínica do COT, Valéria Ribeiro, os homens ainda têm muita resistência quando o assunto é ir ao médico. “O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer, porém esse procedimento ainda sofre preconceito pela população masculina, o que precisa mudar, pois as chances de cura do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, pode chegar a 90%”, alerta a médica.

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, pois os sintomas como: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina, geralmente, só começam a aparecer quando a doença já está em um estágio avançado. O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer da próstata é a idade. Além desse, outros fatores como raça/etnia, história familiar da doença e alimentação, também influenciam.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento recente, porém já é realizado em outras partes do mundo.  Simboliza a luta contra o câncer de próstata e estimula empresas, população e entidades a participarem colorindo suas fachadas com luzes na cor de azul. O COT aderiu à campanha e assim como importantes monumentos brasileiros, como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, está iluminado de azul.

Aline Moraes
SERIFA COMUNICAÇÃO

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado