Novembro Azul: um alerta à população masculina

Novembro Azul: um alerta à população masculina

Prefeito de João Pessoa é padrinho da campanha Novembro Azul
Foto: Juliana Santos/ Divulgação
Câncer de próstata deve atingir cerca de 60 mil homens neste ano
Novembro chegou e com ele o alerta para a prevenção do câncer de próstata. Semelhante à campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como foco a população masculina, incentivando a prevenção e alertando sobre a importância do diagnóstico precoce. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o sexto tipo mais comum no mundo. Estima-se que 60 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados  no Brasil, em 2013, o que corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.



Para a oncologista clínica do COT, Valéria Ribeiro, os homens ainda têm muita resistência quando o assunto é ir ao médico. “O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer, porém esse procedimento ainda sofre preconceito pela população masculina, o que precisa mudar, pois as chances de cura do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, pode chegar a 90%”, alerta a médica.

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, pois os sintomas como: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina, geralmente, só começam a aparecer quando a doença já está em um estágio avançado. O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer da próstata é a idade. Além desse, outros fatores como raça/etnia, história familiar da doença e alimentação, também influenciam.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento recente, porém já é realizado em outras partes do mundo.  Simboliza a luta contra o câncer de próstata e estimula empresas, população e entidades a participarem colorindo suas fachadas com luzes na cor de azul. O COT aderiu à campanha e assim como importantes monumentos brasileiros, como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, está iluminado de azul.

Aline Moraes
SERIFA COMUNICAÇÃO

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva