Votorantim Metais atua na recuperação de nascente em comunidades de Vazante

Grupo participou da inauguração de nascente em Vazante
Iniciativa foi realizada para preservar os recursos hídricos da região e melhorar o fornecimento de água das comunidades
A Unidade Vazante da Votorantim Metais, visando preservar a disponibilidade de recursos hídricos e melhorar fornecimento de água, promoveu a recuperação da nascente do córrego Barroquinha, um projeto que beneficiou os moradores das comunidades do Barreirinho e da Barroquinha, além da conservação do meio ambiente.

A nascente possuía uma vegetação que apresentava sinais de queimadas, além de ter pouca vazão em períodos de seca. Para a recuperação, a empresa construiu aceiros e uma cerca no entorno da nascente, instalando também sistemas de captação e distribuição de água.

Sobre o córrego, foram construídas duas passagens no modelo de “ponte molhada”. Já a cocheira utilizada para alimentação de animais localizada em áreas de Área de Proteção Permanente (APP) foi substituída por um modelo móvel, disponível fora desse tipo de área. “As ações foram pensadas visando proteger a nascente contra queimadas e fazer com que animais, veículos e equipamentos não mais passassem diretamente sobre o leito do córrego”, explica Adriano Soares, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Vazante da Votorantim Metais.


Barqueata


No último dia 24, a Votorantim Metais promoveu a 8ª Barqueata Ecológica em prol da limpeza do Rio Paracatu e do Rio Escuro. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22, e contou com o suporte de oito embarcações, que coletaram o lixo das águas. “Todas essas ações são realizadas pelo nosso Programa de Educação Ambiental, que visa orientar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. A barqueata é feita para mostrar aos ribeirinhos a necessidade de preservação dos nossos rios. O envolvimento da comunidade na atuação foi de fundamental importância”, afirma Adriano Soares.
Créditos: Arquivo Votorantim Metais   


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado