ULTIMAS NOTICIAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLANDIA MG


Aplicação de vacina contra a brucelose é retomada pela prefeitura em 2017

Programa de prevenção à doença, que pode ser transmitida ao homem, estava interrompido

           
Em 2017, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, retomou o programa de aplicação da vacina contra a brucelose – infecção que nas fêmeas (bovinos, ovinos, caprinos, porcinos) pode causar aborto. A doença ainda pode ser transmitida ao homem quando há contato direto com animais enfermos ou há a ingestão de leite não pasteurizado, derivados contaminados ou carne mal passada. O trabalho contínuo estava interrompido e voltou a ser executado no início deste ano.


 “É uma questão de saúde pública e que nós precisamos dar a devida atenção para estimular a prevenção. Por isso retomamos esse programa importante tão para o produtor quanto para a população em geral, já que a brucelose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem”, enfatizou a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves.

Como funciona o trabalho

A imunização é feita em bezerras (apenas fêmeas) de 3 a 8 meses. O serviço prestado pelo Município aos produtores rurais é o de aplicação da vacina, que só poder ser realizada por um veterinário ou técnico autorizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Esse é mais um serviço gratuito da secretaria para os produtores, sobretudo os menores. Se contratasse o serviço particular, o pecuarista desembolsaria mais de R$ 500, considerando o valor de uma hora do veterinário mais o deslocamento até a fazenda. Isso para os pequenos produtores faz muita diferença”, destacou Walkíria Naves.

Para ter acesso à aplicação da vacina é necessário agendar o serviço pelo telefone 3232-4336 ou no anexo da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, que fica na avenida das Gameleiras, 10, bairro Planalto. A Prefeitura não fornece a vacina e o serviço está disponível durante todo ano.


04/04/2017
Daniela Nogueira
(34) 3239-2684 / 2883









Aberta seleção para exposições fotográficas
Artistas podem se inscrever gratuitamente 




            Estão abertas, até dia 12 de abril, as inscrições para exposições fotográficas nas seis galerias da Prefeitura de Uberlândia para os meses de maio, junho e julho de 2017. Com o tema ‘[In]Dizível: outras memórias’, o objetivo da Secretaria Municipal de Cultura é permitir que, por meio da fotografia, seja mostrado o que não é dito no dia-a-dia, o que precisa ser evidenciado e o que não pode ser esquecido.
            Cada artista, que pode submeter apenas uma proposta, deverá contar sua história por meio de pessoas, objetos, lugares e locais onde o [in]dizível está presente. As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h na Casa da Cultura, no setor de Artes Visuais, que fica na Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho.
            O resultado da seleção será divulgado no fim do mês, no Diário Oficial do Município.

Serviço
O que: Edital de seleção para exposição fotográfica – [In]Dizível: Outras Memórias
Data: de 03/04 até 12/04
Inscrições: das 13h às 17h na  Casa da Cultura - Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Informações: pelo site ou pelo telefone 3255-8252




04/04/17
Cindhi Belafonte
(34)3239-2883
Segunda via do IPTU pode ser retirada pela internet
Desconto será de 5% para pagamento em cota única até 10 de abril 

Já está disponível no portal da Prefeitura, o link para retirada da segunda via do carnê do Imposto Predial e Terrirtorial Urbano (IPTU). Basta clicar no atalho 2ª Viasdo espaço Quero Consultar Sobre que fica na página principal do site e preencher os dados exigidos. A requisição da segunda via também pode ser feita na plataforma de atendimento do Centro Administrativo de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Desconto e parcelamento

A primeira parcela do tributo vence na próxima segunda-feira (10), prazo também para pagar em cota única com desconto de 5%. O valor integral ainda poderá ser quitado até o dia 2 de maio, porém sem a dedução. Caso o contribuinte opte pelo parcelamento, o pagamento será divido em seis vezes (abril a setembro).

Endereço de correspondência é outro?

            Quem quiser alterar o endereço de correspondência deve procurar a plataforma de atendimento das 12h às 17h. A alteração é feita presencialmente. Basta que o proprietário (ou representante legal, munido de procuração autenticada) traga documentos pessoais e o comprovante de endereço atualizado ao setor de cadastro imobiliário. Essa alteração prevalecerá para o próximo exercício (no caso, 2018).

Benefícios para Uberlândia

Uberlândia conta com 310 mil imóveis tributáveis e a expectativa é arrecadar cerca de 80% do valor lançado de R$ 113,5 milhões até o final deste ano. Os valores foram reajustados em 7,39%, números referentes à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período entre dezembro de 2015 e novembro de 2016.A receita do IPTU é destinada ao caixa único da prefeitura. Os recursos são investidos em várias áreas como construção de escolas, pavimentação de vias, medicamentos para as unidades de saúde, dentre outras.

04/04/17









Agenda cultural desta semana tem teatro, exposições, feiras e muita música
Saiba o que acontece na cidade entre os dias 04 e 09 de abril

            O mês de abril começa cheio de eventos culturais na cidade de Uberlândia. De hoje (04) até o próximo domingo (09), a Secretaria Municipal de Cultura prepara diversas atividades para toda a comunidade.
A agenda traz peças teatrais, apresentações de música, exibição de filmes, feiras e oficinas. Confira!     


AGENDA CULTURAL (04 a 10 DE ABRIL)

Terça-feira (04)
  • 20h, na Casa da Cultura – Projeto ‘In Cantus’ com Anna Kássia Neves e Ernane Machado,




Quarta-feira (05)
  • 14h às 16h, na Oficina Cultural – Oficina de Bonecas Abayomi com Flávia Fonseca de Campos

  • 19h30, na Casa da Cultura – Lançamento do livro ‘O Tempo é a Gente Quem Faz’ de Luiz Antônio Queiroz

  • 20h, na Casa da Cultura – Reunião do Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia


Quinta-feira (06)
  • 15h, na Casa da Cultura – ‘Estudos e Leitura’ com o Grupo Despertar




Sexta-feira (07)






Sábado (08)



  • 20h, na Oficina Cultural – Cineclube Cultura com exibição do filme ‘Amacord’ (1973), de Federico Fellini


  • 20h30, no Teatro Municipal – Musical ‘Melhor ser alegre do que ser triste’ com Juan Alba, Jane Duboc e Célia




Domingo (09)

  • 20h30, no Teatro Municipal – Musical ‘Melhor ser alegre do que ser triste’ com Juan Alba, Jane Duboc e Célia


EXPOSIÇÕES








De Segunda à Sexta-feira
  • 12h às 18h, na Oficina Cultural – Exposição ‘CadaFalso’ – Artista: Alessandra Cunha

  • 12h às 18h, na Casa da Cultura – Exposição ‘Na Parede’ – Artistas: Matheus Matt e Frederico Oliva


  • 12h às 18h, na Casa da Cultura – Exposição ‘Porcorpo: Invólucro do Eu’ – Artista: Kenner Prado




*para mais informações, clique no espaço cultural em que a atividade será realizada e confira o telefone de contato.



04/04/2017
Bárbara Menegasso
(34)3239-2883






Feira de Produtos Rurais é nesta quarta-feira (5)

A tradicional Feira de Produtos Rurais traz à Praça Cívica, semanalmente, quitutes do campo produzidos por comunidades da região. São pães, doces, licores, queijos, hortaliças e verduras, comercializados de 10h às 19h no espaço entre os prédios do Centro Administrativo e da Câmara Municipal.
            Lançada em 2007 pela Prefeitura de Uberlândia, com organização da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, a Feira de Produtos Rurais tem como objetivo valorizar a agroindústria familiar e proporcionar uma alternativa a mais de geração de renda aos produtores da região.  “A nossa preocupação é, além de evidenciar a culinária mineira, proporcionar uma melhora contínua do que é oferecido, por meio de visitas e orientação aos produtores”, afirmou a secretária Walkiria Naves.

Serviço:
O quê: Feira de Produtos Rurais
Quando: Quarta-feira (05), das 10h às 19h
Onde: Praça Cívica - Centro Administrativo Municipal – Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica

04/04/12




Crianças alertam motoristas sobre os perigos do Aedes aegypti
Alunos municipais distribuíram material informativo em avenida no bairro Presidente Roosevelt

 Créditos: Araípedes Luz - Secom/PMU


            Uma atividade inusitada despertou a curiosidade de condutores de veículos nesta terça-feira (4).Quemtrafegou pela avenida João Bernardes de Souza, no bairro Presidente Roosevelt, foi abordado por alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa e descobriu mais informações sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika virus e febre amarela. A atividade foi idealizada por servidores da unidade escolar e contou com o apoio da Secretaria de Saúde e da 92ª Cia. da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

 Créditos: Araípedes Luz - Secom/PMU
Todos dizem ‘xô Aedes’

            Com apenas 11 anos de idade, Felipe Couto Silva dos Reis conhece bem os problemas causados peloAedes aegypti. Na família dele, cinco pessoas já tiveram dengue. “Todos ficaram de cama e tiveram muita dor de cabeça e febre. Foi sofrido”, disse. Depois disso, o estudante se informou sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito e não descuida nenhum minuto.
            Ao receber o material informativo sobre o assunto, a comerciante Leda Furtado elogiou a iniciativa. “Estão de parabéns. Tem que conscientizar sempre, uma vez que os riscos são constantes. Nós temos que redobrar a atenção”, disse.
            Segundo a diretora da Escola Maria Leonor, Elaine Cristina de Oliveira Rodrigues, os servidores e alunos da unidade estão empenhados em combater o mosquito. “Durante o ano, estamos sempre nos voltando para ações sobre assuntos do momento, além do programa curricular normal”, destacou.

04/04/2017



Alunos são conscientizados sobre os riscos de brincadeiras violentas
Atividades fazem parte da campanha de desarmamento infantojuvenil

 Créditos: Araípedes Luz/ Secom/PMU
            As atividades em alusão ao Dia Municipal do Desarmamento Infantojuvenil (15 de abril) tiveram início na Escola Estadual Sete de Setembro nesta terça-feira (4). Os alunos do 9º ano do ensino fundamental participaram de palestras e de oficinas de dança e de rimas, cuja abordagem foi a conscientização em relação ao tema. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil e integram a campanha que será realizada até o dia 12 de abril.
            Mesmo de forma descontraída, o aluno Reinaldo Souza Mendonça, de 15 anos, considerou importante falar sobre o assunto. “Antes da oficina tivemos uma conversa em sala de aula sobre violência, não só a que envolve jogos, mas aquela que está presente nas brincadeiras bobas. O legal foi que o pessoal também tratou de um jeito diferente a questão das drogas e mostrou o que elas podem fazer com as nossas vidas”, disse.

Cultura da paz

            As ações de conscientização acontecerão, até a próxima semana, em escolas municipais e estaduais por intermédio da Caravana de Prevenção às Drogas. A intenção é alertar sobre o perigo da apologia às armas e à violência em brincadeiras, jogos e filmes. A iniciativa visa ainda promover a cultura da paz e da resolução pacífica de conflitos.
Segundo a diretora da Escola Sete de Setembro, Marília Guimarães Moreira Barbosa, a unidade já trabalha a importância do combate à violência, às drogas e da prevenção com alunos e a comunidade. “Os pais são muito presentes e formam um grupo bem atuante. Não temos este tipo de problemas, mas é sempre bom precaver”, disse. Ela destacou que a ida da Caravana à unidade escolar foi importante, uma vez que as atividades lúdicas atingem um público mais amplo.
“A proposta é conscientizar e fazer com que os estudantes entendam que devemos resolver os problemas de forma pacífica. Quando uma criança brinca com armas, mesmo as de brinquedo, entende que tudo pode ser feito de um jeito violento. Isso não está certo”, destacou o psicólogo da Secretaria de Prevenção às Drogas, José Jonas de Lacerda Dias.

 Créditos: Araípedes Luz/ Secom/PMU
Escolas podem participar

Os trabalhos referentes ao Dia Municipal do Desarmamento Infantil são divididos em duas etapas. Inicialmente a equipe da secretaria levará a caravana e suas atividades às escolas, com exibições de filmes, bate-papos em salas de aula e produção de redações e cartazes que reforcem o tema “Violência, nem de brincadeira". As escolas interessadas em receber o projeto devem solicitá-lo pelo telefone 3239-2818 ou pelo endereço eletrônicodiretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br. Os alunos poderão ainda trocar brinquedos (como réplica de armas, jogos violentos e bonecos armados) por cupons para participar de sorteios com diversos prêmios.

Em um segundo momento, entre os dias 10 e 12, a secretaria promoverá atividades em pontos específicos da cidade como parte das comemorações.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado