Cidade Limpa já recolheu mais de 3 mil toneladas de materiais em segunda fase
Programa também realiza serviço de Cata-treco, limpeza de bueiros e bocas de lobo



Foto: Marco Crepaldi/SecomPMU
           

            A segunda fase do Mutirão Cidade Limpa teve início há uma semana e já soma mais de 3,3 mil toneladas de massa verde e entulhos recolhidos. Também já foram limpos 792 bueiros e bocas de lobo e coletados 16 caminhões de materiais dispensados por moradores pelo programa Cata-Treco. Nesta etapa, a Prefeitura de Uberlândia está realizando limpeza, capina e roçagem de lotes vagos, canteiros centrais e praças, entre outros serviços. Também ocorrem reparos na sinalização vertical de ruas e avenidas e o serviço de tapa-buraco.  

 A intenção da administração municipal, nesse momento, é reforçar os trabalhos já realizados na primeira fase, quando foi limpa uma área equivalente a 2,63 milhões de metros quadrados e mais de sete mil buracos foram tapados.

Cronograma ativo

Nesta semana, a força-tarefa está na região Leste da cidade percorrendo os bairros Dom Almir, São Francisco, Celebridade, Prosperidade, Zaire Resende e Joana D’arc. A partir de segunda-feira (10), o mutirão estará no Morumbi. Os serviços permanentes da Prefeitura são mantidos paralelamente em toda a cidade. Para ter resultados mais abrangentes, o Cidade Limpa reúne as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Trânsito e Transporte, Saúde e Obras, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Além de melhorar a aparência pública, o mutirão contribui para prevenir doenças e garantir a segurança da população. Com ele pode-se evitar sujeira, mau cheiro e mato alto, que atraem animais peçonhentos e insetos. Equipes do Dmae e da Unidade Vigilância em Zoonoses (UVZ) percorrem os bairros recolhendo pneus e materiais que acumulam água em quintais, dando a destinação correta a eles. Assim, os trabalhos funcionam como apoio no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “Estamos conscientizando ainda mais a população para que ela nos ajude a manter a cidade limpa e saudável”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.

Menos lixo, mais conscientização

Uberlândia conta com a compreensão e apoio da comunidade para que o descarte de lixo seja feito corretamente. Quando feito irregularmente, acarreta uma série de problemas para toda a cidade, como mau cheiro, proliferação de animais peçonhentos e acúmulo de resíduos em bueiros e bocas de lobo, que pode causar enchentes e alagamentos.

A prefeitura limpa esse locais, chamados de pontos críticos, mas algumas pessoas voltam a fazer o descarte incorreto em poucos dias. Um exemplo é o ponto crítico na avenida Chapada dos Guimarães, no bairro São Jorge. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico fez a limpeza do local na última segunda-feira (3) e teve que fazer nova ação nesta sexta-feira (7) por causa da situação (fotos abaixo). Foram retiradas cerca de 240 toneladas de resíduos somente neste ponto. Além dos danos ambientais e o incômodo para a vizinhança, a prefeitura despende tempo, esforços e recursos para realizar esse serviço.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado