Portal Mobile da ALMG é lançado nesta segunda-feira (3)

Objetivo é agilizar acesso a conteúdos por celulares e tablets e facilitar compartilhamentos nas redes sociais.

Navegação ágil, visual leve e fácil compartilhamento nas redes sociais esperam os usuários do Portal Mobile da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), novidade que entra no ar nesta segunda-feira (3/4/17). O objetivo é oferecer uma experiência positiva àqueles que acessam a internet por meio de celulares e tablets.


“O portal mobile é uma necessidade, já que a maioria dos brasileiros que acessa a internet o faz via celular. Além disso, vai ao encontro de uma das prioridades da Mesa para esse biênio, que é ampliar e aprimorar os canais de participação e interação dos cidadãos com a Assembleia” , afirma o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).


Segundo dados da última pesquisa TIC Domicílios, realizada por entidades como o Comitê Gestor da Internet no Brasil e divulgada no ano passado, 89% dos brasileiros que usam a internet o fazem por meio de celular, desbancando o computador de mesa como principal meio de acesso.

Em sintonia com essa realidade, a ferramenta é fruto de um trabalho que começou do zero quanto à forma, segundo frisa a coordenadora do projeto, Patrícia Couto Bernardes, da Diretoria de Comunicação Institucional. Não se tratava, portanto, de adaptar o Portal da ALMG para o acesso móvel, e sim de planejar e construir um formato especialmente voltado para smartphones e tablets.

Para o melhor desempenho no lançamento, foram selecionadas para a versão mobile as seções mais acessadas do Portal da Assembleia. Os critérios foram as estatísticas de acessos e o perfil de interesse dos usuários mapeados durante o planejamento. Também foi contemplado todo o conteúdo da atividade legislativa.

Assim, o usuário vai poder navegar de forma ágil pelos seguintes conteúdos: Agenda; Deputados; Atividade Legislativa (Plenário, Comissões, Tramitação de Projetos, Legislação, Diário do Legislativo); Notícias (Agência de Notícias, TV Assembleia, Fotos); e Fale com a Assembleia, além do acesso ao Portal desktop, na íntegra.

Destaques da navegação móvel

Entre os diferenciais que podem ser encontrados ao longo da navegação pelo Portal Mobile da ALMG, destacam-se:

Maior interação com as redes sociais – No mobile, qualquer conteúdo pode ser facilmente compartilhado nas redes sociais (Whatsapp, Facebook e Twitter), por meio de botões visíveis na tela o tempo todo.
Destaque às páginas dos deputados – Ao rolar a tela, o usuário já encontra diretamente as fotos dos deputados com link para suas respectivas páginas. Os perfis estão em ordem alfabética, mas a ordem de exibição das fotos se alterna a cada acesso.
Valorização de vídeos – Em dispositivos móveis, os vídeos estão entre as mídias mais utilizadas. Assim, os vídeos da TV Assembleia passam a ser destaque nas notícias do portal mobile, antes mesmo das fotos. Exibições ao vivo durante eventos também ganharão prioridade.
Visualização da agenda – A agenda institucional ganhou filtros e cores que identificam os tipos de atividades - se são relacionadas a Plenário, Comissões e Eventos - facilitando a visualização de toda a agenda ou daquilo que for de maior interesse do usuário.






Gerência de Imprensa e Divulgação
Telefone: (31) 2108-7715 / 7481
assessoria.imprensa@almg.gov.br
Acesse o Portal da Assembleia

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado