Personalidades patenses serão homenageadas na Fenamilho 2017


 A Festa Nacional do Milho surgiu há 59 anos da necessidade de afirmar o município de Patos de Minas como imponente centro agrícola. Desde então, criou-se um marco social que não apenas movimenta a economia mas também preserva a cultura e identidade da população patense.


Ao longo de tantos anos de tradição, personagens ilustres construíram legados memoráveis e para celebrá-los, nasceu o troféu Ordalina Vieira e as homenagens em comemoração ao Dia Nacional do Milho, realizadas pela Fundação Casa da Cultura do Milho em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais para condecorar figuras importantes da história da Fenamilho.

Segundo a diretora da Fundação, Marialda Coury, o troféu Ordalina Vieira foi criado para retribuir o apoio de todos os voluntários que ajudam na estruturação da Festa. “A dona Ordalina é a pessoa mais importante na história cultural da Fenamilho. Ela foi uma professora que fazia o que fazemos hoje, naquele tempo, com todas as dificuldades. Escolhemos o nome dela para referenciar as pessoas que ajudaram na construção e organização de um projeto de amor à cidade. Aos poucos cada um deixa o seu tijolinho na história”, acrescentou.

Já a homenagem em comemoração ao Dia Nacional do Milho surgiu em 2015, após a assinatura do decreto pela ex-presidente Dilma Rousseff, que nomeou assim a data 24 de maio. No decorrer do Desfile Cívico, realizado anualmente em celebração ao aniversário da Capital do Milho, notáveis personalidades que contribuíram com o sucesso da Festa são agraciadas com um troféu que representa o orgulho e amor por nossa querida Patos de Minas.







Para Marialda as homenagens ressaltam a importância cultural e histórica: “Com essas homenagens estamos preservando a identidade daqueles que já se foram, rememorando os que já foram homenageados e fazendo com que a identidade da Festa seja preservada. Vamos completar 60 anos de evento. Temos isso em nosso sangue, em nossa raiz e é muito bonito”.

Em 2017 serão homenageados na Avenida Getúlio Vargas o historiador Antônio de Oliveira Mello, o radialista José Paschoal Borges, o artista plástico Vicente Nepomuceno e o médico veterinário Mozart Pacheco. Com o troféu Ordalina Vieira, os voluntários Marco Antônio de Oliveira Tredezini, Ana Amélia Corrêa, Maria Inês Martins de Oliveira Queiroz e Lourdes Piedade Fonseca serão agraciados.

As homenagens serão entregues a partir das 9h no dia 24 de maio, durante o Desfile Cívico no palanque da Avenida Getúlio Vargas e durante o evento de Eleição e Coroação da Rainha Nacional do Milho 2017, a partir das 19h, no Paiolão.




-- 

Atenciosamente; 

Assessoria de Comunicação
Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas
(34) 3818 2812 

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado