Aceitar perdas, processar memórias, assimilar lutos e entender a solidão. É sobre isso que ‘De jangada, a maresia’ trata. E nesta segunda-feira (24), o enredo que ganha vida sob a ótica da personagem Dora será exibido pela primeira vez ao público na Oficina Cultural, em Uberlândia. O evento, que integra a ‘Mostra de 1 só dia’, será aberto às 19h com a discotecagem de Marília Leite. A exibição do curta-metragem será às 20h30 e, logo após, um debate sobre o conteúdo da produção está na programação. A entrada é gratuita e com classificação indicativa de 14 anos.


Caymmi e o mar

A ideia de abordar um assunto tão delicado sofreu interferência direta de Dorival Caymmi. Poesias do álbum ‘Canções Praieiras’ inspiraram Victor Rodrigues, uberlandense de 22 anos que deixou a cidade de origem para estudar cinema em Niterói. Fã do cantor desde 2010, quando ouviu ‘O mar’ em um show da banda de indie rock, Vanguart, o jovem descobriu um compositor que até então não estava em sua playlist, mas dava voz aos costumes e tradições da Bahia de um jeito único e instigante.
“A letra me chamou a atenção e decidi pesquisar mais sobre Caymmi. Foi quando descobri um infinito e me apaixonei por seus versos. E ao cogitar fazer meu primeiro filme independente, o norte não podia ser outro. Escolhi contar a história de uma comunidade de pescadores, exatamente no aniversário de 10 anos do sumiço de todos os homens da vila, após terem suas jangadas destruídas por uma tempestade em alto mar. É justamente aí que Dora surge pra nos mostrar que nem mesmo o tempo aplaca tão facilmente as perdas”, aponta Victor Rodrigues. A referência a Dorival Caymmi não para aí: para homenageá-lo, o cineasta fez com que a personagem principal balbuciasse versos e canções do artista (falecido em 2008) em vários momentos dos 26 minutos de duração do curta.
O uberlandense explica que o projeto foi realizado de modo colaborativo e que tudo começou como uma produção no âmbito universitário. O objetivo era criar experimentações estéticas e narrativas, por meio da linguagem audiovisual. Um financiamento coletivo foi realizado para viabilizar a obra, iniciada em abril de 2016 e finalizada em março desse ano.

Cannes

E como a produção não poderia se resumir apenas ao acadêmico, Victor inscreveu o curta em um dos maiores festivais de cinema do mundo. A surpresa veio quando o material foi selecionado para participar do ‘Short Film Corner’, em Cannes, na França, que acontece entre os dias 17 e 28 de maio deste ano. Só que a primeira exibição pública ‘De jangada, a maresia’ será em Uberlândia. Assim como Caymmi, Victor quer valorizar as origens, fortalecer e movimentar o circuito, mostrando que Minas Gerais também é terreno fértil para os mais diversos tipos de arte.
“Meus pais ainda moram aqui, tenho amigos e pessoas muito queridas que querem compartilhar comigo essa alegria pelo reconhecimento. E ainda existem as pessoas que não me conhecem e que apreciam as produções regionais e nacionais. Então quando Uberlândia me veio à mente, pensei na Oficina Cultural como espaço para receber todo mundo. Já fui em diversos eventos ali e sei que é o local perfeito pra mostra”, finaliza Victor.

Programe-se!

O quê: ‘Mostra de 1 dia só’ com exibição do filme ‘De Jangada, a Maresia’
Quando: às 19hinscrições podem ser feitas entre os dias 2 a 12 de maio (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h)
Onde: Oficina Cultural, que fica na praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
Entrada: Franca

Filme: ‘De jangada, a maresia’
Ficha técnica: O curta-metragem tem 26 minutos de duração é do gênero drama, com direção e roteiro de Victor Rodrigues, produção de Sandro Lima, Lucas Fratini e Matheus Rosa
Elenco: Indira Nascimento, Cláudio Lima, Maria Natalia Mahmed e Lu Anastácio
Sinopse: Vista como louca desde a Grande Tempestade, que fez todos os homens da vila desaparecerem no mar, Dora diariamente se retira sozinha na imensidão da praia esperando um retorno. Entretanto, seu hábito deixará de carrega-la todos os dias a um mesmo lugar quando um jovem viajante aparecer e se propor a conhecê-la.

24/04/17
Bárbara Menegasso
barbaramenegasso@uberlandia.mg.gov.br
3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado