ULTIMAS NOTICIAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA MG

Oficina de lambe-lambes acontece logo mais na Oficina Cultural
Roda de conversa também faz parte do projeto

 Buscando trazer à tona o que é reproduzido no dia-a-dia e que muitas vezes passa despercebido no que é dito pelos mais desatentos, o ‘Sobre o que eu falo’ vem propor um rompimento com qualquer forma de preconceito na linguagem. A oficina e a roda de conversa - que acontecem às 19h30 desta terça-feira (25) na Oficina Cultural - configuram o encerramento de três etapas propostas pelo projeto: confecção dos lambes (pôster artístico colado em espaços públicos), divulgação das atividades e roda de conversa para discutir os efeitos do projeto na cidade.
            Para a idealizadora do ‘Sobre o que eu falo’, Francesca Gargiul, a presença dos lambes nas ruas de Uberlândia levou os pedestres a ter as mais diversas reações. “A ideia era fazer com que as pessoas prestassem mais atenção no que falam. Teve gente que até levou para casa”, afirmou.


Hoje também é dia de confeccionar lambes
            Nesta terça-feira, a oficina foi divida em teoria e prática, com exibição de três documentários sobre o assunto, roda de conversa e confecção de alguns lambe-lambes.

O que é um lambe

              O lambe-lambe é um cartaz ou pôster artístico e/ou crítico instalado na cidade. É uma forma popular de intervenção artística porque atinge um grande número de pessoas e busca despertar reflexões que não estão presentes no nosso cotidiano.

Serviço:

O quê: Projeto ‘Sobre o que eu falo’
Quando: às 19h30
Onde: Oficina Cultural - Sala Roberto Rezende
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada franca


25/04/2017
Bárbara Menegasso
(34) 3239-2883



Uberlândia tem serviço de inspeção equivalente ao nacional e é referência
Comitiva do Ceará está na cidade para aprender boas práticas e implantá-las no estado


                                                                                            Foto: Cleiton Borges/SecomPMU
           
Três médicos veterinários representantes do governo estadual do Ceará (CE) estão em Uberlândia para conhecer o trabalho de defesa e inspeção municipal de produtos de origem animal. Isso porque a Prefeitura de Uberlândia foi uma das primeiras do país a conseguir, em 2009, a equivalência dos seus serviços de inspeção com o Serviço Coordenador do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uberlândia também foi a primeira cidade em Minas Gerais a ter essa equiparação nacional.
           
            Isso significa que o Município tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal, bem como garantir a segurança alimentar com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. Os municípios, estados, o Distrito Federal podem solicitar a equivalência dos seus serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi.

            “Uberlândia é referência para todo País no que diz respeito ao serviço de inspeção de produtos de origem animal por causa da estruturação e, ainda, por ter conseguido a adesão ao Sisbi há 8 anos. Viemos conhecer como funciona, que tipo de ação é desenvolvida nas agroindústrias, todo esse trabalho de campo e também de como elaborar os documentos auditáveis. Queremos aproveitar esse conhecimento para aplicar em todo estado e aderir também ao Sisbi”, afirma o diretor de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Amorim Sobreiro.

Competência

Para a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos de Uberlândia, Walkíria Naves, a escolha da comitiva cearense por conhecer os processos de inspeção feitos em Uberlândia é o reconhecimento do bom trabalho iniciado na segunda gestão de Odelmo Leão e continuado agora. “Isso prova que o Município tem competência para inspecionar, assim como o Ministério da Agricultura”, diz.

Cronograma
           
            Nesta quarta-feira (26), a comitiva do Ceará acompanha o serviço de inspeção. Já na quinta-feira (27) o grupo conhece de perto o trabalho os inspetores em duas agroindústrias – uma de ovos e uma de alimentos embutidos.

25/04/2017
Daniela Nogueira
(34) 3239-2684 / 2883



                                                                                               


          

                                                                                                                                              Rodrigo conquistando a prata no salto em distância                                        Ruiter (natação) competindo no Open Internacional       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Fotos: arquivo pessoal dos atletas
                                                                                                                                              
Rodrigo Parreira e Ruiter Silva, atletas de Uberlândia da equipe Futel/CDDU que representaram a seleção brasileira no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, conquistaram medalhas em todas as provas disputadas. Eles estiveram recentemente em São Paulo para participar da competição realizada anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e se juntar aos mais de 300 esportistas de oito países.

Rodrigo garantiu o índice para participar do Campeonato Mundial de atletismo, que acontecerá em julho, em Londres. Ele explica que essa foi uma oportunidade de colocar em prática aquilo que estava treinando. “A competição foi ótima, com participação de muitos atletas fortes. O meu treinador, Leandro Garcia, tem me ajudado a evoluir de forma contínua e sem dúvidas isso contribuiu para o resultado que tivemos no Open”, comentou. Rodrigo levou o bronze nos 200m com 25s54 e alcançou 5,31m no salto em distância, o que lhe rendeu a prata. Com essas marcas, já está classificado para disputar o campeonato na Inglaterra.

Já o atleta da natação, Ruiter Silva, conquistou o ouro nas três provas em que competiu: 50m livre, 100m livre, 400m livre. O nadador precisava bater o tempo de 57s39 nos 100m para uma vaga na disputa de Londres, mas fechou a prova com 58s. “Sigo treinando firme para que eu consiga atingir o índice nas próximas duas etapas nacionais. Mesmo com os bons resultados agora, a meta é ir para o Mundial”, conta Ruiter.

Além dos dois atletas representantes da Seleção Brasileira, Mauro Evaristo e Wellington Fernandes, ambos Futel/Aparu, também competiram no último fim de semana em São Paulo, representando o próprio clube. Eles garantiram garantiram medalhas para Uberlândia.

Halterofilismo          

Os paratletas do halterofilismo da Futel/CDDU estão em preparação para a Copa do Mundo de Parahalterofilismo, que acontecerá na Hungria, entre os dias 4 e 7 de maio. Amanda Sousa e Luciano Dantas vão para a competição em busca de índice para o Mundial. Já Mateus Assis fará do evento mais uma oportunidade de treino, visto que a vaga já está garantida.

O treinador Wéverton Santos, o fisioterapeuta Vander Fagundes e os atletas Luciano Dantas, Mateus Assis e Amanda Sousa, embarcam para a Hungria na segunda-feira (1º) às 15h10.

25/04/17
Maria Paula Martins
mp.futel@gmail.com 
3235-6289



Confira a agenda cultural de Uberlândia
Saiba o que acontece na cidade nesta semana

            Nesta última semana de abril, a agenda cultural está recheada de atrações. De hoje (25) até o próximo domingo (30), estão programadas apresentações teatrais e musicais, palestras, feiras livres, exibições de filmes para agradar todos os gostos. Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, os espaços culturais estarão fechados na próxima segunda-feira (01). Prestigie!



AGENDA CULTURAL (25 a 30 DE ABRIL)

Terça-feira (25)
  • 9h, 14h30 e 15h30, no Teatro Municipal – ‘É de Pequenino que se torce o Pepino’ pelo Projeto Escola


Quarta-feira (26)

  • 19h30, no Teatro Municipal – Um Show de Palestra – ‘Papo de Psicóloga com Alessandra Petraglia





Quinta-feira (27)

  • 19h, na Oficina Cultural – Projeto ‘Tela Preta’ com o filme ‘O Grande Desafio’

  • 20h, no Teatro Muncipal – ‘Quinta Essentia’ – Falando Brasileiro



Sábado (29)





Domingo (30)


EXPOSIÇÕES











Até amanhã (26)
  • 12h às 18h, na Oficina Cultural – Exposição ‘CadaFalso’ – Artista: Alessandra Cunha

  • 12h às 18h, na Casa da Cultura – Exposição ‘Na Parede’ – Artistas: Matheus Matt e Frederico Oliva



  • 12h às 18h, na Casa da Cultura – Exposição ‘Porcorpo: Invólucro do Eu’ – Artista: Kenner Prado



Até dia 02/05

*para mais informações, clique no espaço cultural em que a atividade será realizada e confira o telefone de contato.



25/04/2017
Bárbara Menegasso
(34)3239-2883


Unidades de saúde orientam população sobre controle da pressão arterial
Reforço nas atividades acontece em comemoração ao Dia de Combate à Hipertensão


                                                                                                                                               Foto: Divulgação/PMUSecom

As equipes da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde intensificarão as ações de orientação para o controle e combate à hipertensão com os pacientes atendidos nas unidades. As atividades, que já acontecem permanentemente na rede municipal, serão reforçadas em celebração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril.

De quarta até 28 de abril, os profissionais das unidades de saúde vão esclarecer e dar informações sobre o tema nas salas de espera e mostrar que as atividades físicas e os hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção e controle da pressão alta.          
De acordo com Marina Pereira, referência-técnica do Programa de Hipertensão e Diabetes, o reforço nas atividades faz com que as pessoas entendam as causas e as graves consequências das irregularidades na pressão arterial. “São vários os fatores que podem levar o indivíduo a desenvolver a hipertensão. Por isso, vamos conversar com os pacientes e alertar, dando ênfase aos cuidados. As unidades têm equipes multiprofissionais que já dão orientações sobre isso no dia a dia, por entender a importância desse assunto e o impacto na vida dos pacientes. Só que nessa semana, o trabalho será intensificado”, explicou. 


Trabalho permanente

Em Uberlândia, o Programa de Hipertensão e Diabetes estima que 30% da população tenha pressão alta. Muita gente não sabe que pode estar com alterações na pressão arterial e é aí que o perigo se esconde. As alterações são responsáveis por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Com base no aumento de índices como esses, as equipes da atenção primária trabalham diariamente  para prevenção e tratamento junto à comunidade. “Incentivamos o monitoramento e aferição frequente para que os pacientes possam controlar a pressão arterial antes de qualquer complicação. Também buscamos informar aos hipertensos que é possível ter qualidade de vida se houver mudança nos hábitos. Todas as unidades têm equipes treinadas e capacitadas para desenvolver grupos de orientação, rodas de conversas e programas de atividades físicas”, contou a referência-técnica Marina Pereira.

Combate à Hipertensão Arterial

O dia 26 de abril busca a conscientização da população sobre os cuidados básicos para prevenção desse mal que atinge aproximadamente 1/4 da população brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta está presente em no mínimo 25% da população adulta no país, chegando a mais de 50% das pessoas da terceira idade e em 5% das crianças e adolescentes.

O grupo de maior risco é composto por indivíduos com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. 



Saiba mais:
  O que é Hipertensão?

Pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.
 Sintomas

Na maioria das vezes, hipertensão arterial não causa sintomas. Quando apresentada uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, podem surgir:
dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

 Como tratar

A maioria dos pacientes deve ter a oportunidade de reduzir sua pressão arterial através de tratamento não farmacológico, por meio de medidas gerais de modificações no estilo de vida, com alimentação saudável e atividade física. 





Consequências









A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro.

- Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina, que pode ocasionar um infarto.

- No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao "derrame cerebral" ou AVC.

- Nos rins, podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos.
     *Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão



25/04/2017 

Hismênia Keller 



Tela Preta’ aborda questões relacionadas à cultura negra
Produções nacionais e internacionais estão na programação




Com o intuito de discutir aspectos relativos à cultura negra por meio da exibição de filmes que abordem a temática, a Secretaria Municipal de Cultura promove, no próximo dia 27, a primeira edição do projeto ‘Tela Preta’, com a apresentação do longa-metragem ‘O Grande Desafio’ (The Great Debaters – EUA / 2007, Cor, 127 min).
A iniciativa, que se assemelha à proposta do Cineclube Cultura, utiliza a linguagem do cinema nacional e internacional para fomentar reflexões sobre o cotidiano e os desafios enfrentados pelos negros na sociedade. Os filmes serão apresentados na última quinta-feira de cada mês, sempre às 19h, na Oficina Cultural.
Para Pollyanna Fabrini, Diretora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura, o debate é fundamental para desconstruir estereótipos em relação ao racismo, principalmente. “Falar sobre o assunto é a única maneira de mudar a realidade e o cinema é uma ferramenta eficaz para oportunizar o diálogo e sensibilizar as pessoas”, afirmou.

Serviço:

O quê: Projeto Tela Preta
Quando: às 19h do dia 27 de abril
Onde: Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada franca

Programação:

*Quinta-feira (27)
Filme: O Grande Desafio’(The Great Debaters – EUA / 2007, Cor, 127 min)
Ficha técnica
Direção: Denzel Washington
Elenco: Denzel Washington, Nate Parker, Forest Whitaker, Jurnee Smollett-Bell, Denzel Whitaker
Sinopse: Denzel Washington interpreta o brilhante professor Melvin Thompson, que, apesar de suas convicções políticas conflitantes com sua carreira, decide apostar em seus alunos para formar um grupo de debatedores e, com isso, colocar a faculdade Wiley College no circuito de campeonatos entre universidades.

25/04/17
Cindhi Belafonte
3239-2441






Agropecuária realiza biometria de espécie nativa da Bacia do Rio Araguari

Projeto mostra prejuízos de pesca predatóriapor intermédio da educação ambiental



Créditos: Araípedes Luz – Secom/PMU

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD) realizou a segunda biometria por amostragem de cerca de 70 mil alevinos da espécie Piaractusmesopotamicus (Pacu-caranha) nativa da Bacia do Rio Araguari. O procedimento consiste na pesagem e medição dos animais e é realizado a cada 45 dias, visando acompanhar o desenvolvimento dos peixes.
A iniciativa faz parte do projeto piloto de peixamento da espécie em seu habitat natural, com o objetivo de promover educação ambiental e amenizar os prejuízos da pesca predatória. A iniciativa é desenvolvida pela SMAAD em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Atualmente, os peixes do projeto encontram-se, em média, com 8 centímetros e pesam 5,5 gramas. “Há mais de três meses adquirimos os alevinos em fase de pós-larva, com cinco dias de idade e vamos recriá-los em tanques até que atinjam a fase juvenil, com aproximadamente 15 centímetros e cerca de 13 gramas. Após esse período, realizaremos a soltura em seu habitat natural, no segundo semestre do ano. Essa recria é de essencial importância para a alta taxa de sobrevivência em seu novo ambiente”, afirmou a secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves.
A biometria foi acompanhada pela estudante Gabriela Augusta de Souza Lima, do último período do curso Técnico em Agropecuária do IFTM. “É excelente a oportunidade de participar desse projeto e acompanhar o procedimento.Isso me ajuda a entender a atividade na prática, o que vai ser fundamental para a minha atuação profissional”, disse.


25/04/2017
Cindhi Belafonte



Centro de Referência da prefeitura oferece atendimento especializado a idosos e pessoas com deficiência
Creas funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h  


 Créditos: Cleiton Borges - Secom/PMU

           Com o objetivo de atender idosos e pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) implantou um novo espaço. Destinado à proteção integral, preservação física e mental para evitar situações de maus tratos, negligência ou atitudes discriminatórias, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) funciona todos os dias, das 8h às 18h, na avenida Europa, nº 205, bairro Tibery.
            Os requerimentos podem ser feitos por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como Ministério Público, Disque 100, Delegacia Regional de Polícia e Serviço de Informação do Município) ou de forma espontânea (por parte de familiares, da comunidade, do idoso ou da pessoa com deficiência). Após a averiguação, caso seja procedente, há encaminhamento para os órgãos de competência, como Ministério Público, delegacias e órgãos de políticas setoriais.
             A equipe multidisciplinar é formada por mais de 10 servidores e conta com assistentes sociais e psicóloga. Para Iracema Barbosa Marques, secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, o Creas desenvolve ações fundamentais para o bem-estar do idoso e da pessoa com deficiência. “Esse é um trabalho árduo, mas extremamente gratificante porque apresenta resultados em maioria surpreendentes. Temos buscado a resolução dos conflitos para assegurar os direitos destas pessoas”, concluiu a secretária.


25/04/2017
Patrícia Carvalho e Bárbara Menegasso
(34) 3239-2883


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado