Para inibir assaltos condomínios comerciais optam por porteiros especializados

Amilton Sariva, especialista em condomínios da GS Terceirização
Se a entrada é vulnerável todas as empresas do condomínio ficarão a mercê de bandidos
Ir a um condomínio comercial muitas vezes exige paciência, pois além da identificação do estacionamento, normalmente eletrônica, é necessário se apresentar no balcão de recepção com confirmação de agendamento, foto e documento. Pode ser “chato” para o visitante, principalmente quando tem um “filinha” de pessoas, porém isso é segurança preventiva. Esforço que busca proteger não somente as companhias, escritórios e consultórios médicos, seus profissionais e funcionários, como também quem está de passagem.

Isso é necessário, devido a grande movimentação de clientes e prestadores de serviço, caso não haja um “pente fino” que impeça a entrada de penetras e pessoas má intencionadas, todos podem correr riscos de assaltos, vandalismos, invasões, entre outras coisas. Para evitar esse tipo de coisa, os condomínios empresariais e comerciais encomendam um projeto especial na área de serviço, que preserve a segurança e demonstre competência no atendimento. Além de manter e preservar os bens materiais é necessário valorizar as marcas trabalhadas no local e principalmente resguardar as pessoas que circulam diariamente naquele espaço.



Para desenvolver esse tipo de projeto de serviço customizado é necessário um estudo de vários fatores, como o tipo, localização e tamanho da edificação. Pois há uma diferenciação no desenvolvimento quando são prédios, galpões, fábricas ou condomínios de empresas, entre outros. Disso dependerão os procedimentos e a contratações de serviços terceirizados, como os de portaria, limpeza e segurança, etc. Da quantidade de pessoas que circulam no local diariamente dependerá também a quantidade de profissionais qualificados para atuarem como recepcionistas, porteiros, entre outros prestadores de serviço. Será necessário dar uma boa cobertura para todas as entradas e pontos vulneráveis do local.

Essa análise é tão importante que deve ser desenvolvida por uma empresa terceirizada idônea e experiente no segmento, que possua um especialista em condomínio e serviço, que fará um diagnostico do que é mais indicado e prudente: se pode ser um esquema básico ou se precisará de uma estrutura mais complexa e elaborada. Essas companhias treinam e preparam os profissionais quanto ao tratamento de pessoas, a detectarem determinados comportamentos que poderão gerar situações perigosas e o uso correto das novas tecnologias de monitoramento de imagens.

Não será suficiente apenas um bom sistema segurança eletrônico que integram imagens e informações do controle de acesso em circuito fechado de televisão, pois é imprescindível a competência dos profissionais de recepção e portaria. Pois uma pequena falha, pode por tudo a perder. Esses prestadores de serviço também necessitam realizar o controle de acesso utilizando todo o sistema informatizado, como os cadastrados de dados como CPF, RG, empresa e registro fotográfico do visitante.

Artigo de:
Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização www.gsterceirizacao.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil