Enfeites para o Natal Luz são feitos com materiais recicláveis

Já está em ritmo acelerado a confecção de enfeites para o Natal Luz de Uberlândia deste ano. Até o fim de novembro, todo o material deve estar pronto para ocupar vários pontos da cidade e encantar crianças e adultos. Enquanto não chega o momento, cerca de 10 pessoas trabalham diariamente na produção dos enfeites. O serviço é feito no Centro de Tecelagem Fios do Cerrado e tem uma peculiaridade, a utilização de garrafas PETs. Além de embelezar, a reutilização do plástico contribuirá na preservação do meio ambiente.

            O Natal Luz é promovido pela Secretaria Municipal de Governo e neste ano está recebendo doações de garrafas dos fabricantes dos refrigerantes Coca-Cola e Mineiro. Além disso, vários pontos para coletas foram disponibilizados pela cidade e a população pode contribuir com o descarte. Somente no Centro Administrativo Municipal são cerca de 500 garrafas recolhidas semanalmente. No total, desde outubro, mais de 16 mil vasilhames já foram doados por cidadãos ou empresas e a expectativa é que o montante supere o de 2014, que foi de 22.600 unidades
Com as PETs são formados enfeites em formatos de bonecos de neve, anjos, velas, caixas de presentes, flores, árvores de Natal e Papai Noel. Todos são feitos em bases de ferro e em diversos tamanhos. Uma novidade são as caixas de presente, que medem 1,20 m e 1,60 m e que terão laços também em tamanhos grandes.

Segundo a professora Isabela de Alvarenga, que coordena os trabalhos com os enfeites no Centro de Tecelagem, após serem recebidas, as PETs são recortadas, lavadas e separadas de acordo com a destinação. “O plástico PET é muito resistente e pode ser utilizado por prazos indeterminados. Ele também é versátil e podemos fazer vários enfeites que inclusive ficam com aspecto semelhante ao do vidro”, disse Alvarenga. O processo na produção dos enfeites em Uberlândia é semelhante ao utilizado em cidades como Gramado (RS), Canela (RS) e Santa Fé do Sul (SP).



Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil