Atividades culturais e premiações marcam mês da Consciência Negra

A Secretaria de Cultura e parceiros promovem várias atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra e ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Nesta quarta-feira (18), às 19h, e quinta-feira (19), às 14h e 19h, no Teatro Municipal de Uberlândia, tem a estreia nacional do espetáculo “Diário de Bitita”. A peça conta a história da líder Carolina Maria de Jesus, com atuação da atriz Andréia Ribeiro e adaptação e direção de Ramon Botelho.

Na sexta-feira (20), a partir das 13h, um evento será realizado no Terreirão do Samba e contará com apresentações musicais e entrega do Prêmio Pena Branca e Xavantinho de Música 2015. A honraria é um reconhecimento às pessoas que trabalham para a promoção da igualdade racial e prestam serviços relevantes no campo da música. O Prêmio também destaca quem prestou serviços relevantes na área musical com especial atenção à ousadia, inovação, estímulo e dedicação ao setor.

 Carolina, líder

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914 na cidade de Sacramento (MG). Mudou-se para São Paulo em 1947 e morou em Canindé, zona Norte da cidade, onde trabalhou como catadora e registrou o cotidiano da comunidade em cadernos que encontrava no lixo. Mesmo com pouco estudo, ela reuniu nos cadernos vários depoimentos sobre o cotidiano nas favelas, que deram origem ao livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, publicado em 1960. Após o lançamento, seguiram-se três edições, com um total de 100 mil exemplares vendidos, tradução para 13 idiomas e vendas em mais de 40 países. A mineira escreveu ainda “Casa de alvenaria”, Pedaços de fome” e “Provérbios”. Após a morte da escritora, em 1977, foram publicados “Diário de Bitita”, “Um Brasil para brasileiros”, “Meu estranho diário” e “Antologia pessoal”.
Atualmente, é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil e uma líder da comunidade afrodescendente.



Entrega do Prêmio Pena Branca e Xavantinho de Música
Sexta-feira (20), a partir das 13h
Terreirão do Samba, avenida das Américas, 280, bairro Morada da Colina


Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil