Dmae reforma elevatórias e faz alerta à população

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está reformando três das 36 estações elevatórias de esgoto existentes em Uberlândia. As reformas estão sendo feitas nas estações dos bairros Terra Nova, Minas Gerais e Tubalina. A primeira já foi concluída e as duas últimas deverão ser entregues nas próximas semanas. As elevatórias têm importância fundamental no processo de tratamento de esgoto já que são responsáveis por bombeá-lo de locais onde não seria possível realizar o transporte por gravidade até a estação de tratamento de esgoto onde é tratado e devolvido ao rio.

“Estamos substituindo bombas e tubulações para que o esgoto seja conduzido adequadamente até a Estação de Tratamento Uberabinha e não haja interrupções que ocasionem o retorno do efluente para as vias públicas, prejudicando a qualidade de vida da população do entorno”, explicou o gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae, Marcelo Costa de Araújo. As obras estão sendo realizadas com investimentos da ordem de R$ 300 mil.

O diretor técnico Leocádio Pereira chama a atenção da comunidade para três problemas que prejudicam o funcionamento das elevatórias: as ligações da rede pluvial na rede de esgoto; o lixo lançado nas pias da cozinha, vasos sanitários e ralos de banheiros e os roubos nas unidades. “As ligações irregulares retardam o tratamento, aumentando a necessidade de produtos químicos, com a entrada da água no esgoto; já o lixo precisa ser retirado do sistema e levado para o aterro e os roubos podem até paralisar as atividades das elevatórias”, explicou o servidor.
O bairro com maior número de elevatórias em Uberlândia é o Morumbi. A topografia plana da região exigiu a construção de cinco unidades. O funcionamento de uma elevatória é simples: o esgoto que sai do imóvel é recolhido pela rede coletora. Desta, segue por gravidade para uma elevatória (construída numa cota mais baixa que a rede de coleta) que o bombeia - por motores elétricos -  para um emissário. O emissário é uma grande tubulação que recebe esgoto somente das elevatórias e o conduz, por gravidade, até a estação de tratamento.
Com a conclusão das obras de implantação do esgotamento sanitário no Morada Nova, o bairro passará a ter o maior número de elevatórias, com oito unidades. A obra iniciada em junho deste ano será concluída em meados do ano que vem. Até lá, o Dmae solicita aos moradores que não liguem o esgoto de suas casas à rede em construção. Algumas ligações irregulares já foram identificadas e desativadas pelo órgão.
“Só com o término da obra é que deverão ser feitas as ligações e elas deverão ser solicitadas ao Dmae pelo locatório ou morador do imóvel na Plataforma de Atendimento da autarquia”, explica o diretor. Segundo ele, as ligações irregulares atrasam a obra e para coibi-las o Dmae está adotando medidas para punir os infratores. “Esta obra atende a uma reivindicação histórica dos moradores e estamos trabalhando para entregá-la no menor tempo possível, e, para isso, precisamos contar com a colaboração da comunidade”, salientou.



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil