Centro Profissionalizante do bairro Alvorada oferece curso de informática

 Trinta e nove pessoas estão participando do curso de informática oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. As aulas acontecem na Sala de Informática do Centro Profissionalizante do bairro Alvorada, que foi inaugurada nesta quinta-feira (5) pelo prefeito Gilmar Machado com a presença de alunos e representantes da comunidade local.


A Sala de Informática atraiu gente de todas as idades. Dona Jesuína de Oliveira tem 64 anos e aceitou o desafio da família em ampliar o conhecimento. “Trabalho como diarista e sei que é necessário aprender um pouco sobre as tecnologias disponíveis no mundo. Antigamente, escrevia carta para familiares de outras cidades. A partir destas aulas irei abrir um email e comunicar via web”, disse sintonizada na linguagem virtual.          Ao terminar o curso de informática, Carla Lima disse que estará mais qualificada para o mercado de trabalho. “Eu uso o computador em casa, mas com este novo aprendizado e após a conclusão da carga horária de posse do certificado, poderei concorrer a novas vagas de emprego. Muitas empresas cobram isto no processo seletivo”, disse.  
Durante as aulas de informática básica os alunos aprenderão a utilizar os programas básicos de um computador executando tarefas comuns da rotina das empresas como: digitar documentos (currículo, ofício, procurações), criar e modificar planilhas de controle financeiro ou de estoque, criar e apresentar slides para treinamento de pessoal, pesquisar na web, ler e enviar emails. O encerramento do curso vai até dezembro, com duração de 80 horas e dispõe de 39 vagas, sendo 13 alunos por horário.


A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Denise Portes, afirma que a proposta é capacitar e qualificar as pessoas, contribuindo com o desenvolvimento de suas aptidões para uma vida produtiva e social, atendendo as necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. “Nossa missão é fazer de Uberlândia uma cidade cada vez mais educadora, qualificando os cidadãos com uma visão ética e humanista, atendendo às demandas da sociedade e do setor produtivo, contribuindo para o progresso socioeconômico, local, regional e nacional”, enfatiza.                                                         Durante a inauguração da Sala, o prefeito Gilmar Machado parabenizou as pessoas inscritas no curso de informática. “Em momentos difíceis as pessoas precisam se capacitar, e a informática é uma aliada. Educação é um processo que se aprende todos os dias. Uberlândia precisa investir no capital humano para enfrentar os novos desafios do mundo e qualificá-las conforme as exigências do mercado de trabalho”.

O Centro Profissionalizante funciona na Rua Edézio Fernandes Moraes, 71, no bairro Alvorada, zona Leste de Uberlândia.


Adilson Silva
Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho
05/11/2015


Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022