Novembro Azul: um alerta à população masculina‏

www.diariodearaxa.com.br
Semelhante à campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como foco a população masculina e visa incentivar a prevenção e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. Apesar de recente, o movimento já é realizado em outras partes do mundo.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e também o segundo mais comum entre os homens no mundo. Estima-se que 68 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados no Brasil nesse ano.


Uma pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) divulgou que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. O levantamento foi realizado com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan).

Para o oncologista clínico do COT – Centro Oncológico do Triângulo, Rogério Araújo, os homens ainda têm muita resistência quando o assunto é ir ao médico. “O exame para diagnosticar a doença é uma combinação do exame de sangue, PSA, seguido do toque retal. Mas é importante salientar que apenas o exame de sangue não é sensível o bastante para este diagnóstico. É importante o toque retal também. Se houver nodulação suspeita na próstata com o PSA elevado é realizado biopsias da próstata.  E somente a biópsia pode confirmar se é um câncer. Alguns homens ainda têm preconceito em relação ao procedimento do toque retal, o que precisa mudar, pois as chances de cura do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada pode chegar a 90%”, alerta o médico.



Sintomas e fatores de risco

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, pois os sintomas como: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina, geralmente, só começam a aparecer quando a doença já está em um estágio avançado.

O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Além desse, outros fatores como raça/etnia, história familiar da doença e alimentação, também influenciam.





Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado