Novembro Azul: um alerta à população masculina‏

www.diariodearaxa.com.br
Semelhante à campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como foco a população masculina e visa incentivar a prevenção e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. Apesar de recente, o movimento já é realizado em outras partes do mundo.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e também o segundo mais comum entre os homens no mundo. Estima-se que 68 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados no Brasil nesse ano.


Uma pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) divulgou que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. O levantamento foi realizado com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan).

Para o oncologista clínico do COT – Centro Oncológico do Triângulo, Rogério Araújo, os homens ainda têm muita resistência quando o assunto é ir ao médico. “O exame para diagnosticar a doença é uma combinação do exame de sangue, PSA, seguido do toque retal. Mas é importante salientar que apenas o exame de sangue não é sensível o bastante para este diagnóstico. É importante o toque retal também. Se houver nodulação suspeita na próstata com o PSA elevado é realizado biopsias da próstata.  E somente a biópsia pode confirmar se é um câncer. Alguns homens ainda têm preconceito em relação ao procedimento do toque retal, o que precisa mudar, pois as chances de cura do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada pode chegar a 90%”, alerta o médico.



Sintomas e fatores de risco

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, pois os sintomas como: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina, geralmente, só começam a aparecer quando a doença já está em um estágio avançado.

O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Além desse, outros fatores como raça/etnia, história familiar da doença e alimentação, também influenciam.





Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil