“Fios do Cerrado” recebe Exposição de Tapeçaria
![]() |
Uberlândia recebe pela primeira vez a Exposição de Tapeçaria “Iluminarte”. A mostra começa nesta quinta-feira (5), no Centro de Tecelagem “Fios do Cerrado” e segue até 11 de dezembro. A exposição, que conta com 39 telas em tapeçaria, vai funcionar no mesmo espaço onde as tecelãs trabalham. Oportunidade para que os visitantes acompanhem de perto as novas peças que serão tecidas pelas tecelãs e apreciem a arte do fio nas telas do artista Gilberto Margon.
O artista goiano, que é autodidata, conta que desempenha essa arte há 15 anos e que a paixão pelo fio veio através da mãe que era habilidosa em pontos tradicionais do bordado. Nas telas, ele brinca com as cores dos fios em formas geométricas que retratam paisagens da natureza. “Como moro na fazenda eu retrato nas telas o que eu vejo, sou influenciado pela minha vida rural. Já fiz pintura, desenho, fotografia e colagem, e foi na tapeçaria que resgatei o que via na infância com crochês e bordados que minha mãe fazia”, disse.
As peças exploram os diferentes pontos do fio em quadros, 18 das 39 telas são inéditas e sugere ao espectador um olhar diferente sobre como o fio possibilita a criação de diversas telas, formas e imagens.
A mostra estará no hall principal do Centro de Tecelagem. A abertura será nesta quinta-feira (05) às 20h. O “Fios do Cerrado” fica na Avenida Francisco Galassi, 855 – bairro Patrimônio. A visitação ao público será do dia 5 até o dia 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Comentários