Natal Luz Uberlândia valoriza a cultura, artistas locais e a sustentabilidade

A terceira edição do Natal Luz de Uberlândia entrará em cena para brilhar os olhos da população. Lançado oficialmente durante solenidade nesta quinta-feira (26) para a imprensa e parceiros, esse ano o projeto ultrapassa a iluminação e avança no quesito apresentações natalinas com valorização dos artistas locais e na questão da sustentabilidade. De 04 a 22 de dezembro, a população terá a oportunidade de acompanhar, nos diversos cantos da cidade, uma programação que contempla espetáculos e apresentações que vão mexer com as emoções (confira a programação completa no Portal Uberlândia, no endereço www.uberlandia.mg.gov.br).
Sem custo algum para os cofres municipais, o Natal Luz desse ano foi construído com recursos de parceiros, atraídos por meio de chamada pública, da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Aproximadamente R$ 800 mil foram viabilizados com as parcerias e serão aplicados na iluminação e nos 19 dias de atividades culturais, que vão envolver 2.000 artistas.
Antes mesmo do início da programação, a cidade começa a receber os enfeites, todos feitos com mais de 36 mil garrafas PET. São velas, caixas de presente, anjos, papai noel, bonecos de neve, entre outros enfeites que estarão espalhados na praça Sérgio Pacheco, Parque do Sabiá, Prefeitura e Centro de Tecelagem Fios do Cerrado.
“Esse ano o brilho será todo voltado para a cultura, com grandes espetáculos e valores que precisam ser mantidos nas pessoas como amor, paz, união e alegria. O Natal Luz desse ano foi construído com muitas mãos pela Prefeitura e por empresas e entidades que adotaram o projeto, por entender que a população merece. Esta é uma data que jamais pode ser esquecida”, destacou a secretária de Governo, Rosângela Paniago.
Quem abre a programação do Natal Luz, que é toda gratuita, é a Parada de Natal e a chegada do Papai Noel, que esse ano não vem sozinho. No dia 04, às 19h30h, na praça Sérgio Pacheco, o bom velinho estará acompanhado de uma chalana com mais de 50 personagens natalinos fazendo um grande desfile. Ainda na praça Sérgio Pacheco, a Casa do Papai Noel abre as portas para visitas, todos os dias, das 17h às 21h. Em 2013, passaram pela Casa do Papai Noel cerca de 40 mil pessoas. No ano seguinte foram 60 mil.
Para o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, o clima é de compartilhamento, emoção e acima de tudo, de otimismo. “Construímos tudo em conjunto, na democracia, até porque precisamos uns dos outros e esse evento reforça essa união. Quando temos desafios, mesmo diante de crises, acreditamos que podemos superar e esse Natal foi de superação, pois mesmo sem recursos próprios a população terá uma programação rica com atividades culturais, luzes e foco na sustentabilidade, transformando o lixo em arte”, destacou.
A realização do Natal Luz é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, e da VIVA Marketing Promocional. “Estamos honrados em fazer parte desse projeto, pois a cidade vai viver o Natal no aspecto cultural. Teremos espetáculos grandiosos, muitos inéditos para a comunidade, destacando nossos artistas, movimentando o turismo e a economia local. Só tenho que agradecer pelo apoio, pelos parceiros e pela Prefeitura por esse entusiasmo com a cultura”, disse a diretora da VIVA Marketing, Antônia Nunnes.

 Projeção mapeada

Além da Parada de Natal, outra novidade da programação é a Praça Iluminada que conta com grande espetáculo com acendimento das luzes e projeção mapeada na torre da Catedral Santa Terezinha, na praça Tubal Vilela. Um show de luzes e vídeo formarão imagens que retratarão histórias na torre da igreja nos dias 05 e 06, em duas sessões às 20h30 e 21h30.
A programação e a organização do Natal Luz foram conduzidas por um comitê, formado por várias secretarias e a CDL, sob a coordenação da Secretaria de Governo. A diretora político institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, Núbia Carvalho, faz parte desse comitê e destacou o que viu durante meses de preparação do projeto. “Me sinto no dever de dizer que o trabalho foi conduzido com a preocupação de não gastar o dinheiro do povo, não desperdiçar o que não temos e reaproveitar o que está no lixo. O Natal Luz vai deixar a cidade alegre para que o comércio prospere. Estou emocionada com o resultado, com o trabalho extremamente democrático que aconteceu. O bem-estar de uma população depende de todos e se fizermos o nosso, com certeza o Governo terá mais fôlego para fazer a parte dele. Estou sendo justa em dizer tudo isso e orgulhosa por fazer parte desse comitê”, disse.
O espetáculo Iluminare também está de volta ao Parque do Sabiá (dias 19 e 20) e desta vez terá um espaço maior, do outro lado da lagoa, com vários artistas, fogos e luzes.

Parceiros do Natal Luz

Os projetos culturais que contemplam os eventos Parada de Natal, Iluminare e Flash Mobs contam com o patrocínio da Cemig, Algar, Martins, Uberlândia Refrescos, Souza Cruz e Syngenta, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal e com o apoio da BR Foods e Codemig. A Caixa Econômica Federal está patrocinando o projeto Natal no bairro. O projeto Praça Iluminada tem as parcerias das empresas São Miguel, Realiza Construtora, Autotrans, Rodoban, Sorriso de Minas, MRV e TV Vitoriosa/Goiás. A realização de  toda a programação natalina é da Prefeitura, através da Secretaria de Governo, e da VIVA Marketing Promocional.
A Casa do Papai Noel é patrocinada pela Uberlândia Refrescos, através da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o apoio do Convention & Visitors Bureau. A apresentação da Orquestra de Câmara e da Cia. de Dança Sesiminas é uma parceria com a Fiemg; já a Árvore Cantante conta com a parceria da produtora cultural Sara Cardoso Silva Melo; e o Janelas Encantadas, em parceria com o produtor cultural Rogério Tibery.

Recicláveis

A preservação do meio ambiente foi uma das preocupações do Natal Luz de Uberlândia. Todos os enfeites que irão decorar vários pontos da cidade foram confeccionados com garrafas PET, doadas pelas empresas Uberlândia Refrescos e Guaraná Mineiro, além de doações de escolas da rede municipal e servidores municipais.


26/11/2015

clip_image004 

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil