Antônio Andrade abre Congresso da Raça Girolando em Belo Horizonte

Criadores de diversas regiões do País e delegações internacionais prestigiaram o evento, que acontece na capital mineira até o próximo sábado
O vice-governador Antônio Andrade participou, nessa quinta-feira (19/11), da abertura oficial do 1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, que acontece em Belo Horizonte até o próximo sábado (21). O evento, realizado no Ouro Minas Palace Hotel, contou com a presença de criadores de todo o País e de delegações internacionais.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz; o de Fazenda, José Afonso Bicalho e o de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, além do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jonadan Ma, do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões e deputados estaduais.

O vice-governador destacou a força da raça girolando em Minas Gerais. “Estamos celebrando neste Congresso não só a girolando, mas também todo o nosso agronegócio, que representa cerca de 45% do PIB mineiro. Desde a época em que fui ministro da Agricultura, procurei investir em setores importantes para a economia do Estado, como o café e a pecuária. Conseguimos valorizar o preço do leite, tão importante para o sucesso dos produtores. A raça girolando contribui para os ótimos números do nosso agronegócio”. 
Antônio Andrade lembrou também a forte ligação do Estado com o campo e o agronegócio. “Temos no Governo de Minas pessoas do campo que possuem conhecimento da área, e isso tem dado sustentação ao Estado. Estamos passando por um momento difícil, mas aqueles municípios que têm o agronegócio como base econômica têm superado as dificuldades com a ajuda da terra. Este é um setor importante que merece todo o apoio do Governo”, concluiu.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, também enfatizou a importância da raça. “A girolando é indispensável para a pecuária não só de Minas Gerais, mas também do Brasil. Com o processo de internacionalização, vamos levar para o mundo o que nós temos de melhor na pecuária, trazendo um futuro ainda mais positivo para a área”. Durante o evento, o secretário de Fazenda José Afonso Bicalho anunciou que a Megaleite, importante feira da pecuária leiteira nacional, “será realizada em Belo Horizonte no próximo ano, comemorando os 20 anos da homologação da raça girolando no Brasil”, salientou. 
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jonadan Ma, falou sobre a força da marca Girolando no País e a relevância de Minas Gerais no setor.  “A raça girolando está consolidada nacionalmente, e por essa razão nosso País é um dos maiores produtores de leite do mundo, com mais de 37 bilhões de litros anuais. Boa parte dessa produção é devido à contribuição da raça. Em relação a Minas Gerais, somos o maior produtor de leite do País, graças ao trabalho das lideranças e dos produtores do setor agropecuário”, finalizou.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil