Redução de custos e aumento em produtividade: resultados do Procompi

O programa teve a adesão de 15 indústrias do Sindimetal
Reduzir desperdícios, minimizar custos e aumentar a produtividade. É tudo o que as empresas necessitam para fazer face ao atual cenário econômico e se tornar mais competitivas. Uma realidade para as indústrias que participaram do Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) em Patos de Minas, numa ação do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico), em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o SEBRAE e o Sistema FIEMG.

Após mais de aproximadamente quatro meses de consultorias, discussões, análises e mudanças culturais, o resultado foi apresentado em reunião realizada no dia 29/10, na sede da FIEMG Regional Alto Paranaíba. Durante a reunião, os empresários participantes fizeram a apresentação dos resultados obtidos a partir das orientações do consultor Albert Gil, em visitas individualizadas nas indústrias.

O empresário Márcio Júnior, da Trucks Hélio, comentou que iniciou o programa por perceber a necessidade de melhoria e qualidade dos processos internos e foi surpreendido com os resultados. “Tivemos uma resposta além do esperado em questões de agilidade de processos e qualidade. O resultado foi muito rápido, com baixo custo de investimento. Aumentamos a produtividade em aproximadamente 50% somente com o custo da consultoria que foi subsidiado pelas instituições parceiras. Conseguimos reduzir muito o deslocamento de funcionário dentro da empresa para a fabricação de um produto, dentre outras iniciativas. Aconselho todos os que buscam melhor resultado que participem de programas como este”, observou.

 O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba e do Sindimetal, Lisandro Bicalho, enfatizou a importância das empresas aderirem a programas e realmente dedicarem-se às ações propostas pela entidade. “É preciso haver a percepção de que os tempos estão mudados. A nova tecnologia está aí e não há volta neste processo. É preciso ser inovador e disseminar estas parcerias e as ferramentas disponibilizadas pelo Sindicato, FIEMG, SEBRAE e CNI”, acrescentou.

 O gerente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Thadeu Tolentino Chaves, destacou que o Procompi possibilitou iniciar um trabalho ativo com as empresas do Polo Oficinas de Patos de Minas e apoiá-las no ajuste do processo produtivo. “O resultado foi impressionante, ainda mais considerando que fizemos uma parte da metodologia Lean Manufacturing (“Quick Kaizen”). Os números são dignos de empresas que trabalharam a metodologia como um todo em outros projetos que apoiamos. Isso mostra o quanto o envolvimento do empresário e sua equipe faz diferença nesse tipo de projeto”, avaliou.

 Na ocasião, houve a apresentação de uma nova ação em sequência a este projeto que irá contemplar o Programa Lean Manufacturing para melhoria contínua. A analista de Projetos do IEL, Lívia Ferraz, explicou que o Lean objetiva disseminar uma nova cultura na indústria com foco na produtividade, redução de perdas, padronização de processos e elevação de padrões de qualidade dos produtos e serviços.















Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação

FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG

Tel.55 (34) 3823-3999 | Cel. (34) 99193-3894

mariangela@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado