Crianças de 6 a 11 meses ainda precisam da dose extra do sarampo

Medida foi adotada pelo Ministério da Saúde para proteger esse grupo que é mais vulnerável

Marco Crepaldi/Secretaria de Governo e Comunicação
Desde o mês de agosto, todas as crianças com idade entre 6 e 11 meses devem receber uma dose da vacina contra o sarampo. Chamada de "dose zero", a vacinação nesta idade busca proteger esse grupo devido ao risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pelo sarampo. A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença no país. Desde o início da estratégia, mais de cinco mil doses foram aplicadas em Uberlândia.



A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, esclarece que a chamada “dose zero” é extra. Ou seja, não substitui nem vale para fins do calendário nacional de vacinação da criança. 



“O início da vacina para sarampo começa quando a criança completa 12 meses. Depois, vem a dose de reforço aos 15 meses. Isto é, para a eficácia da vacina, são necessárias duas doses. Essa vacinação (dose zero) antes de um ano de idade é estratégica e serve como imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. Por ser uma dose que não é duradoura, quando a criança completar um ano, precisa iniciar o esquema de vacinação para o sarampo com as duas doses”, explicou.



Ainda segundo a coordenadora, a estratégia do Ministério da Saúde em aplicar a dose extra não tem data de encerramento, já que o vírus da doença está circulando no país. Em Uberlândia, todas as 74 salas de vacina estão abastecidas para acolher as crianças que estão nessa faixa etária. Além disso, as equipes das unidades básicas de saúde farão a busca ativa na sua respectiva área de abrangência para identificar e imunizar quem deve receber a vacina.



As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h30 às 18h, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o horário é das 7h30 às 16h30. Já para as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), a vacinação acontece das 8h às 20h.



Confira abaixo o calendário de Vacinação para o sarampo e os horários de funcionamento das salas de vacina:






A lista com todas as unidades de saúde está disponível aqui.





31/10/2019
Hismênia Keller
hismenia@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado