Romeu Zema participa da abertura do Minas Trend Preview, em Belo Horizonte

Governador ressaltou importância do setor produtivo para geração de empregos e recuperação das contas pública.
 O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (22/10), da abertura do Minas Trend Preview, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que é considerado o maior salão de negócios da moda da América Latina e surgiu para fomentar a indústria mineira, deve receber neste ano cerca de 200 marcas até o dia 25 de outubro. Além de visitar a feira, ao lado do presidente do Sistema Fiemg, Flávio Roscoe, Zema participou de uma reunião com os conselhos do Sesi/Senai/IEL e do Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).


Com objetivo de aproximar fabricantes e lojistas, o Minas Trend é hoje a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, e chega a sua 25ª edição com o tema “Tecendo futuros”. A proposta é, ao apresentar as tendências, debater os caminhos a serem trilhados pela cadeia produtiva da moda.

Para Romeu Zema, o setor produtivo deve ser priorizado pela gestão pública, por ser gerador de emprego e renda. “Eu dedico parte expressiva do meu tempo ao setor produtivo, pois sei que só assim a economia vai melhorar. O Estado, nos últimos anos, se tornou inimigo de quem gera empregos, e agora nós estamos mudando isso. Posso dizer que os primeiros resultados começaram a aparecer. Já geramos 110 mil empregos com carteira assinada nos primeiros nove meses do ano e é questão de tempo para que o setor responda e apresente números ainda mais positivos”, disse, destacando a simplificação tributária e a desburocratização como algumas das principais medidas adotadas pela atual gestão.

O governador também ressaltou a importância da aprovação do Plano de Recuperação Fiscal, entregue à Assembleia Legislativa de Minas Gerais neste mês de outubro, para o reequilíbrio das contas públicas. “Não temos de aumentar impostos, temos que reduzir as despesas do Estado. E, para isso, precisamos entrar para o Regime de Recuperação Fiscal. Esse será o primeiro passo de muitos outros projetos que ainda serão enviados ao Parlamento”, afirmou.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, também declarou apoio ao Plano de Recuperação Fiscal e lançou uma campanha, encabeçada pela federação, para mostrar a importância das mudanças.

“Lançamos hoje a campanha ‘Recuperação Fiscal’, em apoio ao pedido enviado à Assembleia pelo Executivo. Estamos trabalhando em busca da aprovação com nossos deputados estaduais e convido todos vocês a fazerem o mesmo. Não existe solução: se Minas não reduzir o tamanho do Estado, teríamos uma situação de caos. Agradeço ao governador pela coragem de enfrentar o problema, que foi jogado para debaixo do tapete em gestões anteriores. Pode contar com o setor produtivo nesse trabalho. Após aprovado, a segunda parte do plano é com a gente, que é a do crescimento econômico”, finalizou.

Reuniões

Ainda no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema se reuniu com os conselhos do Sesi/Senai/IEL e também com empresários do ramo. Ele falou sobre as iniciativas do governo estadual para o fomento do setor e destacou a importância do alinhamento com a visão econômica do governo federal.

Também participaram do evento o presidente da AngloGold Ashanti Brasil, Camilo Farace; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da Abit, Fernando Pimentel; entre outras autoridades.

Crédito (fotos): Marco Evangelista/Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado