Novenas da Festa do Congado começam nesta sexta-feira (4)

Abertura oficial da festa de levantamento dos mastros aconteceu às 19h na Praça do Rosário
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
A tradicional Festa do Congado vai ter início nesta sexta-feira (4) em mais um capítulo da manifestação religiosa e cultural, que completa 143 anos de uma rica história marcante na vida de milhares de pessoas na cidade. A abertura oficial em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito terá início às 19h com reza do terço e cerimônia de levantamento dos mastros, com a presença de quatro grupos de congado.

A celebração é tão significativa para a história e evolução da cidade ao longo dos anos que foi registrada pelo prefeito Odelmo Leão como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008. A festa possui, mais uma vez, apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.



Tradição de fé



De acordo com Rubens Aparecido Assunção, diretor de eventos e projetos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, a cerimônia de levantamento dos mastros das entidades é um dos símbolos com maior significado para os devotos. “Esse gesto representa colocar nossos padroeiros no alto para observar e olhar nossa cidade, protegendo o nosso povo”, ressaltou



O ápice do louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, com expectativa de reunir mais de 25 mil pessoas por dia no Centro da cidade. As missas ocorrerão na Praça do Rosário nos dias 5 (Dia de São Benedito) e 7 de outubro (dia de Nª. Sª. do Rosário), às 18h, e as novenas se estenderão até o dia 12 de outubro. Toda a manifestação envolve o empenho de 24 grupos espalhados por várias regiões do município.



Ainda conforme Rubens, a primeira quinzena de outubro proporciona um sentimento especial a todos os envolvidos com a festa. “Para nós, a Festa da Congada é sinônimo de liberdade, é uma festa religiosa onde o negro procura mostrar um pouco de sua religião. Quando entramos na Igreja do Rosário, é o momento que nos sentimos verdadeiramente em casa”, destacou.



Confira a programação completa:

Novenas com terço: de sexta (4) a 12 de outubro, às 19h

Missas: sábado (5) e segunda (7), às 18h

Festa: 14 e 15 de outubro, das 8h às 23h



03/10/18

Tatiana Oliveira

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado