Simulado demonstra ação de evacuação em caso de emergência em usina hidrelétrica do CCBE

- Usina Hidrelétrica Amador Aguiar I organizou exercício envolvendo a comunidade dos municípios de Araguari e Uberlândia.
 O simulado da usina hidrelétrica Amador Aguiar I, realizado no dia 19 de outubro, mobilizou dezenas de pessoas às margens do rio Araguari, nos municípios de Araguari e Uberlândia. Foram cerca de 150 participantes, entre autoridades, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, órgãos de fiscalização, Defesa Civil, voluntários e moradores de áreas próximas aos 7 pontos de encontro localizados ao longo de 15 quilômetros às margens do Rio, na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS).


Pontualmente, às 15 horas, cinco sirenes foram acionadas simultaneamente. A população, já previamente informada, seguiu pelas rotas de fuga até o os sete pontos de encontro implantados. Em seguida, os moradores participantes responderam um questionário para avaliar a ação e também tiraram dúvidas sobre o exercício. “O simulado tem uma importância muito grande. Através dele podemos ver o que encontraríamos em uma situação real, além de nos capacitarmos para este tipo de situação e ainda criar cultura de segurança nos moradores ribeirinhos. Participamos ativamente de todo a implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) e foi muito bom ver que hoje tudo aconteceu de forma organizada”, disse o sargento Júlio Cesar Gomes Ribeiro, do Corpo de Bombeiros de Araguari.

Para o coordenador da Defesa Civil de Uberlândia, João Batista Afonso, o exercício simulado tem a função de ensinar a população de que forma promover o socorro na Zona de Autossalvamento, assim como integrar os órgãos que atuarão no atendimento à estas pessoas. "Neste sentido, a avaliação é muito positiva, uma vez que o simulado é um momento de prevenção e é feito em um momento de tranquilidade. As usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II estão sendo precursoras na implantação do PAE na região. Tivemos a participação de 34% da população cadastrada neste primeiro simulado, o que é uma boa resposta. Nosso objetivo é sempre atuar de forma preventiva, preservando vidas”, explica Capitão Afonso.


Ação Preventiva

O exercício atende a Política Nacional de Segurança de Barragens e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, além de integrar o Plano de Ação de Emergência (PAE) dos dois municípios. “Além de atender exigências legais regulamentadas para o setor elétrico pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, os exercícios de simulação atestam a aderência e eficácia aos planos de contingência. Eles estão alinhados com uma política de crescimento sustentável, baseada em diálogo permanente com a comunidade, uso de tecnologia de ponta e monitoramento intenso, de forma a garantir a segurança das barragens e a integridade dos colaboradores e das comunidades, assegurando a perenidade do empreendimento. A realização do exercício simulado demonstra a seriedade do Consórcio Capim Branco de Energia na preservação de vidas, além de ser uma forma de falar com todas as pessoas e tirar suas dúvidas e também mostrar a segurança e o baixo risco do empreendimento. Queremos agradecer a todos por terem atendido o convite para participar deste momento tão importante que concretiza o trabalho feito em prol da cultura de segurança de nossa comunidade”, disse o gerente geral do Consórcio, Mário Lúcio Ribeiro Mendes.

Sobre o simulado

O exercício de simulado tem o objetivo de consolidar a cultura de segurança e prevenção na região e foi promovido pelo grupo de trabalho composto pelas Defesas Civis de Araguari e Uberlândia, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeituras, Consórcio Capim Branco de Energia e a população cadastrada na ZAS. O treinamento é uma das ações previstas no Plano de Ação de Emergência – PAE das Usinas Hidrelétricas Amador Aguiar I e II, com o propósito de capacitar a população para atuação em caso de emergências, testar o sistema de comunicação e alerta (sirenes) já implementados. O trabalho vem sendo construído de forma conjunta e articulada desde o início de 2019. Foram oito reuniões do Grupo de Trabalho e mais de quatro reuniões com as comunidades, além de ações porta a porta, reuniões em associações de moradores, todas elas fundamentais para atingir o maior número de pessoas possíveis nos dias dos simulados.

No próximo sábado, 26 de outubro, será a vez da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II, também realizar o simulado, a partir das 15 horas. 

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado