Bate-papo com escritores locais compõem a programação da Virada Cultural

Inscrições antecipadas e gratuitas no site do evento

“Ler é viajar sem sair do lugar”. E os amantes da leitura sabem perfeitamente como é isso, afinal, ao parar para ler um bom livro, uma crônica e uma história, paramos no mundo e vivemos aquele momento. A Virada Cultural, que acontece no feriado de 7 de setembro, no Teatro Municipal de Uberlândia, será uma verdadeira imersão de leitura, conversas, conhecimentos e trocas de experiências. Um espaço dedicado somente para a arte da expressão em escritas dará oportunidade dos participantes dialogarem com artistas locais e conhecerem um pouco melhor sobre seus trabalhos. Para participar das rodas de conversas, a organização do evento sugere que seja feita a inscrição por meio do site www.viradaculutraluberlandia.com.br.


A programação começa às 14h30 com um bate-papo com Lucas Veiga sobre poesia e solidão: O amor in verso. Na ocasião, às 15h, Ivoneide Maria lança seu livro infantil "O gato espacial". Às 17h, Fernando Borma apresenta a performance "301", em que a sensação de “estar em casa” é exposta pelos objetos típicos de nossas casas, como tapetes, decoração, máquina de escrever, entre outros. “A ideia é que as pessoas se sintam bem a vontade, como um bate-papo entre amigos em casa, mas que falaremos sobre a escrita, o exercício de escrita, arte e filosofia”, explica o escritor. Já às 17h30, Arthur Iraçu fala sobre sonhar e pegar contos no xamanismo A'wuê xavante.

A escritora e jornalista, Mônica Cunha, apresentará suas crônicas diárias e inspirações de escritas que trazem sua essência e acontecimentos diários, marcando pequenas situações, em grandes momentos. Aproveitando a imersão na literatura, os escritores Renata Correa, Felipe Barbosa e Manu Costa falam sobre caminhos, formas de publicação e dicas de escritas. "Vamos trazer um pouco da nossa experiência pessoal e dar dicas sobre como escrever um bom romance, sobre publicação de livro impresso e em plataformas digitais", conta Renata. Essa roda de conversa é uma oportunidade para quem gosta de escrever e tem o anseio de um dia publicar um livro. Então, a troca de experiência pode elucidar duvidas e tirar medos de futuros escritores.

Além disso, um tema amplamente discutido nos tempos atuais, a depressão, será debatido e conversado com a escritora Marilda Coelho: Você já teve depressão ou conhece quem já teve?

Durante todo o dia, a Sabiá livros estará realizando a venda de diversos livros de seu acervo. O sebo terá cerca de 300 exemplares de livros de romances, literatura estrangeria, brasileira e religiosos, com valores à partir de R$5. Além disso, livros dos escritores que participarão da programação literária da Virada Cultural estarão em exposição e disponíveis para compra. A inclusão de pessoas com deficiência também tem sido tema em diversas áreas no país, sobretudo na educação. A Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia também estará presente com exposição de livros em braile.

Gastronomia

Para um evento com vasta programação e diferentes atrações, uma grande praça de alimentação será montada na área externa do teatro, com mesas e cadeiras para que os visitantes tenham comodidade de se deliciar de especiarias típicas da cidade.

O espaço contará com a pizzaria Domino's, Frango Frites e bar do Marlão, além dos food trucks Uai coxinhas, Espetaria Gourmet Truck, Brutus Hamburguer, Primo Burgers, Salim Food Truck, Arena México, Fish Truck, Motor's Churros Gourmet, Q'delis palha italiana e Los Palocos paletas mexicanas. Além disso, o bar, em parceria com a ABRASEL, estará vendendo produtos da Coca-Cola.

A Virada Cultural

A Virada Cultural acontecerá no feriado de 7 de setembro, das 14h às 23h, no Teatro Municipal de Uberlândia, com entrada gratuita. O evento é um momento para reunir toda a família e vivenciar a arte em suas mais variadas formas. Durante todo o dia, os visitantes poderão acompanhar apresentações teatrais, musicais, exposições e as mais diversas vivências culturais com artistas locais.

O teatro será todo ocupado. Na área interna a programação conta com exposições de arte dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mostra de Cenas Curtas de Teatro , espaço literário com rodas de conversa e lançamento de livros com escritores locais, além da Viradinha Kids com programação destinada a crianças.

Na área externa a programação conta com oficinas de arte, apresentações de dança, shows de rock, pop rock, reggae, forró, blues e música eletrônica, além da maior feira de artesanato e design criativo da região, com cerca de 70 artesãos.

O evento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura e do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, com o incentivo da Uberlândia Refrescos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta, ainda, com os patrocínios: Instituto Alexa, Bianco, Azulim, Martins e Casa Thomas Jefferson , apoio do Sebrae e da Secretaria de Cultura. Outras informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br




Virada Cultural

Data: 7 de setembro

Local: Teatro Municipal

Horário: 14h às 23h

Programação: shows, teatro, Viradinha Kids com programação cultural infantil, dança, oficinas de arte, literatura, festival gastronômico, exposições de artes visuais.

Entrada Gratuita

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas