Senar Minas capacita trabalhadores rurais de Guarda-Mor, no noroeste do estado


Mais de 20 trabalhadores rurais de Guarda-Mor, no noroeste do estado, fizeram recentemente os cursos de Armazenista e de Operador de Colhedora de Grãos, através da parceria do Senar Minas com o Sindicato de Produtores Rurais da cidade.


 O curso de Armazenista de Grãos foi realizado na ‘Produtiva Agronegócios’, que está retomando as atividades após três anos. A empresa tem capacidade para armazenar até 200 mil sacas de grãos.  “Uma das primeiras coisas que pensei nesta nova fase foi em solicitar a capacitação do Senar para os empregados, pois erramos muito no passado e agora não queremos errar mais”, comenta o proprietário, Levi Alves.

Os participantes aprenderam como garantir que os grãos não percam qualidade durante as etapas da atividade: colheita, recepção, secagem e armazenamento. Francisco da Costa é encarregado do armazém e há mais de 20 anos trabalha na área. Mesmo com toda a experiência, ele conta que aprendeu muito durante o curso. “Se fosse para dar nota, seria nota mil! Eu descobri que ainda fazia muita coisa errada. A secagem, por exemplo, fazia sempre com fogo, e agora aprendi a fazer com ar. O grão fica com uma qualidade muito superior”.

Já o curso de Colhedora de Grãos foi realizado na fazenda São José, a 20 quilômetros da cidade, para funcionários e outros trabalhadores rurais da mesma região.  O curso aborda segurança no trabalho, tipos de colhedoras, manutenção das máquinas, regulagem e operação.

Na fazenda, são produzidos feijão, milho e soja. Os grãos são comercializados em diversas regiões do estado. O proprietário Anderson Roque solicitou o curso do Senar para qualificar os funcionários, objetivando a operação correta das máquinas para reduzir custos com manutenção e também para aumentar a produtividade nas lavouras. “O Senar nos ajuda muito. Nossa atividade certamente vai avançar com trabalhadores rurais mais qualificados”. 



O mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Guarda-Mor, José Reinaldo Tavares, diz que os dois cursos eram necessários na região. “Fiquei muito feliz porque junto com o Senar atingimos nosso objetivo: capacitamos os trabalhadores rurais para o mercado, possibilitando a eles novas perspectivas de vida”.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    

Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado