Senar Minas capacita trabalhadores rurais de Guarda-Mor, no noroeste do estado


Mais de 20 trabalhadores rurais de Guarda-Mor, no noroeste do estado, fizeram recentemente os cursos de Armazenista e de Operador de Colhedora de Grãos, através da parceria do Senar Minas com o Sindicato de Produtores Rurais da cidade.


 O curso de Armazenista de Grãos foi realizado na ‘Produtiva Agronegócios’, que está retomando as atividades após três anos. A empresa tem capacidade para armazenar até 200 mil sacas de grãos.  “Uma das primeiras coisas que pensei nesta nova fase foi em solicitar a capacitação do Senar para os empregados, pois erramos muito no passado e agora não queremos errar mais”, comenta o proprietário, Levi Alves.

Os participantes aprenderam como garantir que os grãos não percam qualidade durante as etapas da atividade: colheita, recepção, secagem e armazenamento. Francisco da Costa é encarregado do armazém e há mais de 20 anos trabalha na área. Mesmo com toda a experiência, ele conta que aprendeu muito durante o curso. “Se fosse para dar nota, seria nota mil! Eu descobri que ainda fazia muita coisa errada. A secagem, por exemplo, fazia sempre com fogo, e agora aprendi a fazer com ar. O grão fica com uma qualidade muito superior”.

Já o curso de Colhedora de Grãos foi realizado na fazenda São José, a 20 quilômetros da cidade, para funcionários e outros trabalhadores rurais da mesma região.  O curso aborda segurança no trabalho, tipos de colhedoras, manutenção das máquinas, regulagem e operação.

Na fazenda, são produzidos feijão, milho e soja. Os grãos são comercializados em diversas regiões do estado. O proprietário Anderson Roque solicitou o curso do Senar para qualificar os funcionários, objetivando a operação correta das máquinas para reduzir custos com manutenção e também para aumentar a produtividade nas lavouras. “O Senar nos ajuda muito. Nossa atividade certamente vai avançar com trabalhadores rurais mais qualificados”. 



O mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Guarda-Mor, José Reinaldo Tavares, diz que os dois cursos eram necessários na região. “Fiquei muito feliz porque junto com o Senar atingimos nosso objetivo: capacitamos os trabalhadores rurais para o mercado, possibilitando a eles novas perspectivas de vida”.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    

Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva