Pelo hexa! Cruzeiro elimina Palmeiras e defende título da Copa BR contra o Corinthians Copa do Brasil 201

Agora a briga pelo hexa será contra o Corinthians



Pelo segundo ano seguido, o Cruzeiro eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time celeste empatou por 1 a 1 com o time paulista, no Mineirão, pela semifinal da competição. Assim, a lista de sonhos do Palmeiras para o fim do ano terá de ser mais simples. Se o time e a torcida esperavam uma série de conquistas, esta competição já não pode mais.

A vantagem cruzeirense de 1 a 0 construída no jogo de ida, no Allianz Parque, com gol ainda no começo de jogo, se mostrou decisiva para o Cruzeiro. Organizada na defesa, a equipe pouco foi pressionada no Mineirão principalmente por ter encontrado um Palmeiras muito pouco efetivo no ataque para quem precisava vencer fora de casa. O placar agregado de 2 a 1 tem como ingrediente mais cruel ao time alviverde ter levado dois gols do argentino Hernán Barcos, ex-atleta do clube.

Os times de Mano Menezes e de Felipão fizeram jus ao estilo dos técnicos. Um jogo de muita marcação, obediência tática e de muita posse de bola no meio-campo. No primeiro tempo de duas finalizações a gol e vários desarmes, prevaleceu a criação e a qualidade da armação do Cruzeiro. A mobilidade de Lucas Silva e Thiago Neves foi superior à inércia palmeirense.

O Cruzeiro ampliou a vantagem obtida no jogo de ida ao voltar a marcar com o mesmo jogador. O ex-palmeirense Barcos se aproveitou da falha na linha de impedimento para entrar livre na área e concluir, aos 26 minutos de jogo. O gol foi uma homenagem ao filho Gael, nascido na véspera da partida.

A resposta do Palmeiras foi conseguir um chute perigoso com Moisés, ainda no primeiro tempo. Foi pouco. Com o jogo muito travado e favorável ao Cruzeiro, detentor da vantagem, Felipão mexeu no intervalo para colocar Guerra e Deyverson.

As alterações ainda buscavam se adaptar em campo quando um gol mexeu com a situação. Dudu cobrou escanteio e Felipe Melo subiu para marcar de cabeça e empatar, aos cinco minutos. O Palmeiras só precisaria de mais um gol para levar aos pênaltis e evoluía.

Guerra corrigiu a principal falha do primeiro tempo, ao dar movimentação ao meio-campo. Com estilo brigador, Deyverson era mais adequado ao combate físico com os defensores cruzeirenses. No duelo tático com Felipão, Mano corrigiu a rota do time ao fazer trocas para reforçar a marcação e explorar o contra-ataque.

O Cruzeiro se fechou na defesa e segurou o jogo até os 53 minutos do segundo tempo para segurar a classificação à final para enfrentar o Corinthians. O fim da partida acabou marcado por uma briga no campo e confusão nas tribunas entre a polícia e a torcida do Palmeiras.

Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 em São Paulo, o time mineiro classificou-se pela oitava vez para a final da competição, igualando-se ao recordista Grêmio. O time celeste, porém, luta pelo hexa, para se isolar do próprio Grêmio, que também tem cinco títulos na competição. Além disso, o Cruzeiro tem a chance de ser o primeiro bicampeão consecutivo da Copa do Brasil - o adversário na final será o Corinthians, que venceu o Flamengo por 2 a 1 em SP. Já o Palmeiras, com a eliminação na Copa do Brasil, sofre seu primeiro baque sob o comando de Luiz Felipe Scolari, mas segue vivíssimo em outras duas frentes: Libertadores e Brasileirão.

O jogo

Valendo-se da vantagem, o Cruzeiro encurralou o Palmeiras e não se expôs para não dar o contra-ataque ao adversário. Saindo só na boa, foi cirúrgico e na única grande chance que teve, fez o gol com Barcos, aos 26 minutos, aproveitando lindo passe de Lucas Silva e falha de Antônio Carlos na marcação. Olha a lei do ex aí de novo!

O Palmeiras, que já não conseguia sair da marcação cruzeirense, passou a demonstrar nervosismo e nenhuma opção ofensiva. O Verdão deu apenas uma finalização a gol, com Moisés, contra duas do Cruzeiro.

Na segunda etapa, Felipão tirou Borja e Bruno Henrique e colocou Deyverson e Guerra. As mudanças surtiram efeito e aos 4 minutos Felipe Melo empatou o jogo. Dudu cobrou escanteio na cabeça do volante, que ganhou de Dedé.

O Cruzeiro sentiu o baque. Mano Menezes também fez uma alteração dupla, aos 16 entraram Sassá e Bruno Silva nos lugares de Barcos e Thiago Neves. Deu certo. O Cruzeiro voltou a equilibrar a disputa, criando chances para chegar ao segundo gol no contra-ataque e cozinhando o Palmeiras, ao amarrar mais o jogo no meio-campo.

Confusão

Logo após o apito final, jogadores de Cruzeiro e Palmeiras saíram no tapa. Do lado do Palmeiras, dois ex-cruzeirenses eram os mais exaltados: Mayke (que ficou na reserva) e Diogo Barbosa – ambos acabaram recebendo cartão vermelho. No lado do Cruzeiro, Sassá era o mais empenhado em brigar – e também foi expulso, e está fora da primeira partida da final diante do Corinthians.


Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho (Mancuello), Thiago Neves (Bruno Silva) e Rafinha; Barcos (Sassá). Técnico: Mano Menezes

Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Guerra), Moisés (Jean), Willian e Dudu; Borja (Deyverson). Técnico: Felipão.

Gols: Barcos (26m/1º); Felipe Melo (4m/2º) 
Gols: Barcos (26 Egídio (Cruzeiro); Borja, Felipe Melo, Deyverson e Willian (Palmeiras)
Cartão vermelho: Sassá (Cruzeiro; Diogo Barbosa e Mike (Palmeiras)

Motivo: jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil
Data e horário: 26 de setembro de 2018, quarta-feira, às 21h45
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Kleber Lúcio Gil (Fifa-SC)
Árbitro de vídeo: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Público Presente: 44.681
Público Pagante: 37.959
Renda: R$ 2.128.080,00.



Fonte: Rede Itasat / Agência Estado / Rádio Montanheza FM

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas