Alunos da rede municipal marcam presença na Fazendinha Camaru

Programa Buriti, do Dmae, é uma das atrações abertas à visitação




Na manhã desta segunda-feira (3), mais de 260 crianças da rede municipal de ensino e instituições particulares visitaram a Fazendinha Camaru onde conheceram animais, cuidados com o meio ambiente, reaproveitamento de materiais, prevenção ao uso de drogas entre outros temas disponíveis nos estandes abertos para visitação de escolas e público em geral. A Prefeitura e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) são alguns dos parceiros que estão na Fazendinha que pode ser visitada até o dia 9 de setembro. Até o final do evento são esperados mais de 2,6 mil estudantes.

As crianças mostravam encantamento em cada parada nos estandes para aprender um pouco mais. “A gente não pode poluir os rios e as matas porque vai provocar queimadas e a morte dos animais, acabar com a água e até com a nossa vida”, disse Yasmim Alves, 10 anos, aluna da Escola Municipal Professora Olga Del Fávero, do bairro Laranjeiras, após visitar o estande do Programa Buriti do Dmae. A lição foi bem assimilada por todos que visitaram a Fazendinha. “A gente não pode jogar lixo no rio para não acabar com a água”, disse, em coro, a turminha de 5 anos da Emei Clesilda Rosa Alves, do bairro Jardim das Palmeiras.

O aprendizado durante a visita é complementado ao retornar para a escola. “Na volta é feito um trabalho com as crianças sobre o que foi vivenciando fora da escola. É uma aula prática, muito enriquecedora para as crianças”, afirma a educadora infantil Manoelina Pereira Santos, da Emei Clesilda Rosa.

Fazendinha

Um dos estandes disponíveis na Fazendinha Camaru é o do Programa Buriti, do Dmae. No espaço foi criado uma réplica de um curso d'água com uma parte preservada e outra degradada. “O Dmae faz junto aos produtores rurais a preservação das nascentes e a intenção em trazer esse trabalho é mesmo para conscientizarem as crianças da importância da preservação pois somente assim podemos garantir água nas propriedades rurais e também da cidade”, disse Celismar Costa, supervisor de projetos do Programa Buriti.

O Buriti, realiza, sem custo para o produtor rural, a recuperação de áreas degradadas e a preservação das nascentes da bacia dos rios Uberbabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim.



03/09/2018

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos