​Profissionais de saúde participam de Fórum de Vacinas na Gestante

Capacitação reuniu diversas pessoas nesta quinta-feira (28), no auditório Cícero Diniz

   Valter de Paulta - Secom/PMU 

A história da vacinação no Brasil remete ao ano de 1904, quando a vacina contra a varíola foi instituída de forma ampla. Com o passar dos anos, o país se tornou referência na imunização, entretanto, muitos deixam de buscar a proteção, principalmente quando se tratam de gestantes. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório GSK se uniram para oferecer uma capacitação aos profissionais de saúde sobre a importância da vacina junto ao público.




 Pela primeira vez, o Fórum de Vacinas na Gestante foi realizado no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, que foi o destino comum de diversos profissionais da rede pública e privada de saúde. Além de Uberlândia, cidadãos de outros 17 municípios foram mobilizados para o evento, que contou com uma palestra no intuito de fortalecer ainda mais as instruções junto às futuras mamães e prevenir problemas durante a gravidez.

Proteção e prevenção

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização Municipal, Claubia Oliveira, muitos transtornos poderiam ser poupados caso fosse buscada a proteção com antecedência. “Uma das vacinas que abordamos é a DTPA, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. É importante que se vacine a mãe para que essa imunidade seja transmitida para o bebê e, dessa forma, fiquem protegidos. Por isso, todos profissionais que estão na Atenção Primária, médicos, enfermeiros, foram mobilizados para que possam prescrever e orientar melhor, principalmente sobre a importância dessa vacinação. São doenças de relevância epidemiológica, que inclusive podem levar a óbito”, disse a coordenadora, que destacou o atendimento na rede pública.



“Mesmo que a gestante faça o pré-natal na rede pública ou privada, o acesso às salas de vacinação das unidades de saúde é para todas as moradoras do município. Temos 70 salas de vacina disponíveis para atendê-las, inclusive com horário estendido em alguns locais, para que possam ser recebidas após o expediente, até as 20h”, completou.




              Conhecimento aprimorado



          A palestra desta quinta-feira foi ministrada pela médica pediatra Bárbara Furtado. “A grávida precisa entender a importância de se vacina e trouxemos isso em parceria com os municípios para trazer mais informações, uma vez que sabemos que quem atende a grávida, principalmente na rede pública, tem uma relação muito próxima, onde ela terá acesso a dados importantes e irá buscar se proteger cada vez mais. É algo que imuniza tanto a mãe quanto o bebê”, ponderou.



            Enfermeira do ambulatório da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins, Shenia Pereira de Menezes enalteceu a oportunidade. “É algo de extrema importância, uma vez que temos que ter muitos cuidados coma gestante, para aprimorar essas vacinas para esse público, atualizar o cartão vacinal. Já temos um alinhamento bastante definido na rede municipal para atender a população e esse treinamento vem a somar ao trabalho que é desenvolvido”, destacou.





Quais são as vacinas que a gestante deve tomar?



Tríplice Bacteriana
(dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche)

- Proteção: além da proteção contra a Coqueluche, a vacina dTpa também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados/contaminados usados para cortar o cordão umbilical.

- Quando tomar: gestantes da 27ª a 36ª semana de gestaçaõ




Influenza (gripe):


-Proteção: essa é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Além de proteger a mulher do vírus da gripe normal, também protege de quadros mais graves,
- Quando tomar: em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para aquelas que não tomaram durante os nove meses, em uma dose única.




Hepatite B


 - Proteção: A hepatite B não apresenta sintomas bem definidos, mas o indivíduo que contrair a doença pode ter vômito, dores musculares, náuseas e mal-estar (sintomas pertinentes a outras complicações também).  A infecção durante a gravidez  é uma via comum de transmissão, então é importante evitar que a mãe se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectada com Hebatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.

- Quando tomar: A vacina deve ser administrada em três doses, preferencialmente a partir do segundo trimestre  da gestação. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação.




28/06/2018
PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos