Zoológico Municipal adota cuidados especiais para proteger animais do frio

Zoológico Municipal adota cuidados especiais para proteger animais do frio
Estratégias visam garantir conforto térmico e mais qualidade nutricional

Valter de Paula – Secom/PMU

A chegada do inverno inspira cuidados especiais com a saúde. Alimentar-se adequadamente e manter-se aquecido são apenas algumas das atitudes para garantir o bem-estar durante a época mais fria do ano, e comos animais não é diferente. Pensando nisso, a equipe responsável pelo Zoológico Municipal adotou estratégias para proteger e assegurar conforto aos bichos até mesmo durante as temperaturas mais baixas.



Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, o Zoológico Municipal abriga uma diversidade de espécies com cerca de 250 tipos de aves, répteis e mamíferos. Entre as ações colocadas em prática, destaque para a implentação de uma alimentação mais energética e calórica, além de cobertores para os primatas e materias para proteger as aves das rajadas de vento.


“Toda essa intervenção é feita visando o bem-estar dos animais. Em relação às aves, foram colocados brises nos espaços onde elas são abrigadas, assim como objetos de madeira ou metal que protegem e impedem que sejam atingidas pelo vento. Os primatas também receberam cobertores e, para os felinos e o lobo guará, por exemplo, foram disponibilizados paletes e feno. Tudo para aquecê-los nos períodos mais frios”, detalhou o assessor técnico da secretaria de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula.

De pequeno ao médio porte
Os cuidados especiais adotados junto aos animais não param por aí. Vão desde os jabutis até a dupla de onças-pintadas, a onça parda ou a leoa. Para garantir o funcionamento metabólico de uma arara-canindé de 86 centímetros de comprimento, por exemplo, é destinada uma alimentação balanceada, baseada em ovos, frutas, legumes e mais de 15 tipos de folhas, como explica a coordenadora do núcleo de Técnicas de Flora do Zoológico, Ana Paula Silva Borges

“Também implementamos a alimentação da maioria dos animais com produtos mais calóricos, como as castanhas do Pará e de caju, além de uvas passas e amêndoas. São recursos para dar uma condição ainda melhor para esses animais, que recebem tratamento adequado diariamente”, disse.



Enriquecimento ambiental



Outra medida adotada pelas equipes é a de enriquecimento ambiental. A cada 15 dias, os técnicos do Zoológico trabalham técnicas para estimular os animais e instigá-los a procurar o alimento. O intuito é oferecer a alimentação diversificada aos bichos. Normalmente, os produtos são servidos em bandejas, mas, com este método, passam a ser oferecidos de forma variada, como dentro de rolos ou caixas de papelão, pendurados ou envoltos em feno.



“Dessa forma, o animal tem que se esforçar mais para conseguir o alimento, tendo que retirar do material em que foi servido. Favorece a mobilidade e a interação. É todo um processo pensando para fazer com que os bichos tenham uma vida melhor e mais saudável”, completou a coordenadora.



Zoológico Municipal



As medidas adotadas pelos profissionais reforçam a postura do Município, que obedece todas as normas da legislação vigente. Aberto para visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, o Zoológico Municipal está localizado dentro do Complexo do Parque do Sabiá. É importante salientar que toda manutenção é realizada mediante autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Além da preservação dos animais, o espaço também é opção de lazer. Mesmo com a queda nas temperaturas, mais de 11 mil pessoas passaram pelo local em abril deste ano.



05/06/18

Vinícius Romário

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos