Novas práticas no campo em prol do meio ambiente

Há 42 anos, no dia 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a de realização da conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Ironicamente, o Brasil possui recursos naturais em escalas colossais, é, segundo a Anvisa, o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. No país muitas frutas, verduras e legumes têm concentração de produtos químicos acima do permitido.

Buscando reduzir os impactos negativos causados pelos agrotóxicos, produtores conscientes têm buscado investir no uso de soluções biológicas para combater pragas sem prejudicar o meio ambiente. E nessa mesma via, empresas como o Laboratório Farroupilha Lallemand tem investido em pesquisa e inovação para produzir defensivos biológicos, os Biopotentes, que sejam capazes de trabalhar em parceria com o homem do campo, reduzindo o uso dos químicos.

Além dos Biopotentes, também é fruto do trabalho de pesquisa do e inovação do Lallemand o Manejo Inteligente Biopotente. Esse manejo, por hora, não tem objetivo de substituir completamente o uso de defensivos químicos, mas sim, integrar seu uso nas lavouras para atuar nos patógenos e melhorar a qualidade das plantas.



   O que é o Manejo Inteligente Biopotente? 

Para aproveitar da melhor forma possível as vantagens do Biopotente, os técnicos do Lallemand desenvolveram o Manejo Inteligente Biopotente. Esse tipo de manejo vai além do trabalho integrado entre o biológico, químico e cultural, pois se trabalha de forma que o produtor consiga excelência na produção.  

O MIB quando trabalhado de forma correta, traz grandes benefícios, tanto econômico, porque o produtor agrega valor à terra, mas também um ambiental porque está sendo introduzido vida ao solo e preservando condições naturais, que até então, o manejo apenas com químicos estava destruindo.  

A criação e implementação do MIB pelo Lallemand tem se mostrado muito eficaz com casos de sucesso em todas as culturas e em todo o Brasil, principalmente com soja, milho e algodão, com uma média de aumento na produção de 9,6%.



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos