Praça Tubal Vilela sedia lançamento de campanha contra a poluição

Atividade integra programação da 8ª Semana de Meio Ambiente 
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A ideia, segundo a diretora de Desenvolvimento Ambiental do Município, Lorena Crepaldi, é estimular ainda mais a conscientização junto à comunidade.

“Disponibilizaremos containers para que as pessoas possam depositar suas garrafas PET e, em troca de cada item que for depositado, elas ganharão brindes, numa forma de interagir ainda mais durante o evento”, antecipou.

Ações de conscientização

 Além do lançamento da campanha, quem passar pela praça Tubal Vilela ainda poderá participar de várias ações, como um workshop sobre montagem de horta vertical, confecção de brinquedos com garrafas PET, campanha de imunização da febre amarela, atividade com estrutura inflável feita de sacolinhas plásticas reutilizadas e apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec).


Cidades inteligentes e inovadoras

 Inspirada no Dia Mundial do Meio Ambiente, cuja comemoração ocorre nesta terça-feira (5), a 8ª Semana de Meio Ambiente visa estimular a sustentabilidade, com foco nas cidades inteligentes e inovadoras. Iniciada no domingo (3) com a reabertura do Parque Estadual Pau Furado, a programação se estende até o dia 9, com palestras, workshops, visitas técnicas, apresentações culturais e outras opções de lazer e conscientização ambiental.

  Confira a programação completa

  04/06 (Segunda-feira)

 TARDE
14h – Apresentação artística do grupo musical com a utilização de instrumentos confeccionados com materiais recicláveis - Instituto Alexa


05/06 (Terça-feira)

 MANHÃ – Parque do Sabiá

9h às 11h – Gincana com alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa;

9h às 11h – Teatro de Fantoches “A Turminha do Cerrado em: O Protetor da Natureza” - Gerência Ambiental – DMAE (Escola Municipal Amanda Teixeira – Alunos do 3º Ano fundamental)

- Participação do Pelotão Esperança do 36º BIMEC

- Entrada: Pelo Quiosque, bairro Tibery

 TARDE – Auditório Cícero Diniz (Centro Administrativo)

14h – Abertura Oficial da Semana com a Banda do 36º BIMEC

15h - Tema da Palestra: Construções Sustentáveis e Certificação LEED e NET ZERO com o Palestrante Guido Petinelli

 06/06 (Quarta-feira)

 MANHÃ

8h às 11h – Visita técnica Salto Soluções ambientais e Limpebras (Público Alvo: Alunos de escola rede municipal (Escola Municipal Olhos d’água)

Workshop - Direito ambiental: prática, teoria e segurança jurídica na gestão ambiental



NOITE - Auditório Cícero Diniz (Centro Administrativo)

Público Alvo: Universitários e empreendedores

19h – Abertura do evento

19h30 às 21h – Workshop

Convidados: Paulo Torrent, Procurador Federal Especializado em meio ambiente junto ao IBAMA; Dr. Rodrigo Barros, doutor em Direito, especializado em direito ambiental e ex-secretário de Meio Ambiente em Uberaba;Dr. Breno Lintz, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Defesa do Meio Ambiente; Dr. Carlos Valera, promotor de Justiça, mestre em Direito, doutor em Agronomia e coordenador das promotorias de Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; Dr. Cláudio Junio Leocádio, presidente da Comissão de Meio Ambiente (OAB 13ª Subseção Uberlândia)

 07/06 (Quinta-feira)

 MANHÃ (9h às 11h) – Visita monitorada ao Granja Marileusa– Conhecer a respeito do projeto de cidade inteligente do bairro sustentável

 NOITE – Auditório Cícero Diniz (Centro Administrativo)
Público Alvo: Universitários e empreendedores

19h – Palestra: Construções sustentáveis e sua importância na construção de cidades mais humanizadas com Reinaldo Caixeta Machado – Bacharel em Direito, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, advogado e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB 65ª Subseção de Patrocínio, membro titular do CODEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio e professor universitário do UNICERP Campus Patrocínio. Faz parte integrante do quadro societário na empresa Agrosolos Agronomia e Meio Ambiente Ltda.

20h – Palestra Cidade Inteligentes com Gustavo Gehrke Maierá: Diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

 08/06 (Sexta)

 MANHÃ

8h30 às 11h - Exibição do filme "The True Cost". Debate: Gerência Ambiental (DMAE) & Camila Araújo (Modativista e Representante do Fashion Revolution Uberlândia, Monitora de Recursos Hídricos e Ambientalista em formação.) - Participação do Pelotão Esperança – 36º BIMEC

8h30 às 11h - Atividade lúdica com estrutura inflável feita de sacolinhas plásticas reutilizadas. Parceria com o Projeto FLUTUA.

- Stand de parceiros no Foyer do Espaço Cultural do DMAE.

 TARDE

Anfiteatro - Dmae

13h às 15h30 - Exibição do filme "O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida". Debate: Gerência Ambiental.

 09/06 (Sábado)


MANHÃ

8h às 11h – DIA DE CAMPO – Valoriza fertilizantes

04/06/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos