Deputado Arnaldo Silva requer a devolução do processo do governador para o STJ

O deputado estadual Arnaldo Silva (PR) defendeu que o processo contra o governador Fernando Pimentel deva voltar para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo ele, não cabe a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidir se autoriza ou não a abertura de um processo criminal contra o governador. Isso seria de competência exclusiva do Judiciário.

“Nós não podemos, neste momento em que o país vive, transformar um processo que é complexo do ponto de vista jurídico, com análise de licitude de provas, em um processo meramente político, em que os deputados decidem se são contra ou a favor do governador”, argumentou.

O deputado se pronunciou, nesta terça-feira (8/11), no Plenário da ALMG sobre o assunto. O governador é investigado pela Polícia Federal na Operação Acrônimo, que apura esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais.
PRERROGATIVA - De acordo com Arnaldo, a ALMG, usando de suas atribuições legislativas, retirou da Constituição estadual a prerrogativa que lhe competia para fazer a análise de autorização para processamento do governador em casos criminais.
“Esse assunto não compete à ALMG. Nós, precisamos reafirmar a nossa independência e autonomia, enquanto Poder Legislativo, e devolvermos esse processo ao STJ. Isso é um precedente lamentável que a ALMG não pode tolerar”, disse o parlamentar.
O Regimento Interno da ALMG também não disciplina o procedimento de autorização de processo contra o governador por crime comum. Para a abertura desse processo são necessários 52 votos favoráveis dos deputados. A ALMG tem até o dia 23 de novembro para decidir em definitivo sobre o caso. 


Texto: Janaina Massote - Assessora de Comunicação do dep. Arnaldo Silva (PR) - Gab. Parlamentar em Belo Horizonte.






Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos