Grupo Galpão canta e encanta Patos de Minas


 A Turnê do grupo foi uma realização da Petrobrás, SESI e FIEMG
 Patos de Minas foi agraciada com a turnê do Grupo Galpão nos dias 15 e 16 de novembro. O grupo percorreu quatro Regionais do Sistema FIEMG, numa iniciativa do SESI/FIEMG, com uma programação que envolveu bate-papo com artistas regionais, oficina de teatro e espetáculo “De Tempo Somos”.


O bate-papo foi uma oportunidade de conhecer os trabalhos artísticos que estão sendo desenvolvidos nas cidades e compartilhar experiências vividas pelos integrantes do Grupo Galpão. De acordo com a coordenadora de Produção do Grupo, a turnê veio para comemorar os 35 anos de trabalho, com exposição sobre a história, principais dilemas e soluções encontradas na trajetória de construção e de consolidação do Grupo. O bate-papo foi conduzido por um dos fundadores, Eduardo Moreira.  De acordo com ele, é importante conhecer a realidade dos grupos artísticos em outras cidades. “No bate-papo, pudemos apresentar a nossa experiência com o intuito de auxiliá-los em seus caminhos. Essa troca e esse aprendizado são muito importantes para se fortalecer as iniciativas culturais”, disse.

  A oficina foi ministrada pela atriz e diretora do Galpão Simone Ordones Lemos. Ela destacou os princípios artísticos que norteiam a prática dos atores do Galpão, com exercícios e jogos de sensibilização, atenção e concentração. De maneira lúdica, estimulou a criatividade e arte do improviso em jogos coletivos.

O Espetáculo “De Tempo Somos”, mais próximo de um sarau literário musical, traduziu o sonho antigo do grupo de celebrar, em formato prático e reduzido, o encontro da música com o teatro.  Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantaram e executaram, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990), passando por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997), “Partido” (1999), até espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez.

O gerente de Cultura do SESI/FIEMG, Thiago Araújo Maia, salientou que a vinda do espetáculo foi a oportunidade de proporcionar ao trabalhador da indústria e à sociedade em geral, um evento que vem fortalecer a cultura mineira. “O Grupo Galpão é uma referência não só para Minas Gerais, para também, reconhecido internacionalmente. É um grupo de Minas Gerais e com ele, fortalecemos e desenvolvemos a cultura mineira”, comentou. De acordo com ele, Minas Gerais é um estado agregador e é muito bom ver um mineiro com orgulho da sua cultura e da sua arte.

O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, teve a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido na oficina e o espetáculo. “Ficamos felizes em proporcionar momentos culturais como este, que são muito especiais para nossa comunidade e contribuir para a arte e a cultura da região. Ao trazer artistas consagrados como o Grupo Galpão, fortalecemos as iniciativas artísticas em nossas cidades”, destacou.

A diretora do NAC – Núcleo de Artes Cênicas do Unipam, Consuelo Nepomuceno, participou de toda a programação do Grupo Galpão. “O ponto mais importante é o congraçamento de ideias entre os grupos de Patos de Minas e da Região. A vinda do Galpão provocou a união entre os grupos locais, com a possibilidade de se criar um espetáculo conjunto”, comentou.

Homenagem
Os integrantes do Galpão tornaram-se parte da plateia para na encenação adaptada da peça “Till, a saga de um herói torto”. Com essa apresentação, os artistas do grupo Primeiro Ato de Patos de Minas, homenagearam o Grupo Galpão. O diretor do Primeiro Ato, Marcos Nepomuceno escreveu em redes sociais: “Aconteceu uma coisa surreal e mágina com nosso grupo de teatro PRIMEIRO ATO... Sempre fui aos espetáculos do GRUPO GALPÃO como espectador... Tiramos fotos com eles, porém foram eles que estavam ali sentadinhos nos assistindo. Esse dia ficará marcado em nossos corações eternamente”.

Eduardo Moreira comentou que foi emocionante ver adolescentes tendo vivência com o teatro é muito rico. “É uma semente lançada. E ver a interpretação de uma peça nossa foi surpreendente”, concluiu.


Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado