Parceria com usina BEVAP capacita mulheres em artesanato no noroeste
Esposas e filhas de funcionários da usina BEVAP (Bioenergética Vale do Paracatu), na região noroeste do estado, fizeram o curso de Artesanato, através de parceria com o Senar e o Sindicato Rural de João Pinheiro.
As participantes do curso moram em Santo Antônio, distrito rural de Brasilândia de Minas, a 100 quilômetros de João Pinheiro. “Essa parceria tem objetivo de melhorar a vida das famílias ligadas à BEVAP. Muitas das esposas e filhas dos nossos funcionários não têm atividade de lazer nem de trabalho. Elas poderão preencher o tempo, e ainda ter uma renda. Já estamos programando outros cursos para o próximo ano”, revela a psicóloga e analista de RH da usina, Viviane Fantini.
Antes da parte prática do curso, a artesã e instrutora do Senar, Cláudia Silveira, falou às participantes sobre valorização da cultura regional e do artesanato. Em seguida, partiram para o campo, para colher as matérias-primas que foram utilizadas na confecção de peças decorativas para diversos ambientes.

“O distrito de Santo Antônio recebe muitos visitantes, especialmente em datas comemorativas. Certamente, as participantes do curso poderão fazer artesanatos para vender, e vão ganhar dinheiro com isso”, complementa o mobilizador do Senar, Adriano Pereira.
“A renda das participantes irá aumentar em consequência da experiência adquirida. E, além disso, a autoestima de cada uma. Percebi, ao final do curso, que são novas mulheres, que descobriram algo novo, que as encheu de vida”, conclui a instrutora.
http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Comentários