Parceria com usina BEVAP capacita mulheres em artesanato no noroeste

Esposas e filhas de funcionários da usina BEVAP (Bioenergética Vale do Paracatu), na região noroeste do estado, fizeram o curso de Artesanato, através de parceria com o Senar e o Sindicato Rural de João Pinheiro.
As participantes do curso moram em Santo Antônio, distrito rural de Brasilândia de Minas, a 100 quilômetros de João Pinheiro. “Essa parceria tem objetivo de melhorar a vida das famílias ligadas à BEVAP. Muitas das esposas e filhas dos nossos funcionários não têm atividade de lazer nem de trabalho. Elas poderão preencher o tempo, e ainda ter uma renda. Já estamos programando outros cursos para o próximo ano”, revela a psicóloga e analista de RH da usina, Viviane Fantini.

 Antes da parte prática do curso, a artesã e instrutora do Senar, Cláudia Silveira, falou às participantes sobre valorização da cultura regional e do artesanato. Em seguida, partiram para o campo, para colher as matérias-primas que foram utilizadas na confecção de peças decorativas para diversos ambientes.
“Nosso estado é muito rico de matéria-prima para artesanato. Não precisamos andar muito para encontrar sementes de frutos, cascas de troncos, flores e folhas de árvores, que valorizam ainda mais nosso trabalho”, conta a instrutora.As participantes não tinham qualquer experiência com artesanato. Maria Conceição Lemos, de 56 anos, mora com a família no distrito rural, e conta que ficou surpresa com os resultados após o curso. “Achei que não conseguiria acompanhar as outras participantes. Eu era a mais velha, e já não tenho as habilidades de uma jovem, mas consegui, e me empolguei muito. Quero continuar fazendo artesanato, inclusive para vender”.

“O distrito de Santo Antônio recebe muitos visitantes, especialmente em datas comemorativas. Certamente, as participantes do curso poderão fazer artesanatos para vender, e vão ganhar dinheiro com isso”, complementa o mobilizador do Senar, Adriano Pereira.
“A renda das participantes irá aumentar em consequência da experiência adquirida. E, além disso, a autoestima de cada uma. Percebi, ao final do curso, que são novas mulheres, que descobriram algo novo, que as encheu de vida”, conclui a instrutora.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023