Sinduscon-Tap recebe representantes do Sinduscon-MG para reunião de diretoria

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), reuniu na manhã desta quinta-feira (27) para seu encontro mensal, além dos diretores da entidade, o coordenador sindical do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o economista Daniel Ítalo Richard Furletti e o diretor de pequenas e médias empresas do Sinduscon-MG, Juliano de Noronha Graça.

A reunião norteou dois assuntos de interesse do setor na cidade e região: o Custo Unitário Básico (CUBm²) e a cooperativa de compras.    


Segundo Daniel Ítalo Richard Furletti é importante que o sindicato tenha informações sobre o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²) para o cálculo de indicador setorial. “A forma que é calculada traz transparência muito grande. Tem suporte técnico e jurídico grande para Receita Federal, INSS, Ministério Público, prefeitura e o mercado. É importante que Uberlândia tenha, porque a cidade tem estrutura de custo diferente e convenção coletiva diferente. Os associados precisam se envolver nesse processo”, afirma Furletti.  


Diante da necessidade das empresas de reduzir custos, o presidente do Sinduscon-Tap trouxe novamente para discussão a cooperativa de compras. “Nosso objetivo é aproveitar as boas praticas dos Sinduscons e aderir ou implementar bons projetos”, disse Pedro Spina.   

O diretor de pequenas e médias empresas, Juliano de Noronha Graça disse que a cooperativa tem o intuito de reduzir preços das matérias-primas e possibilitar maior flexibilidade com relação a prazos e logística de entregas. “Visitei cooperativas que já existentes em todo o país, algumas muito bem estruturadas. Não podemos ser reféns do cartel. Os benefícios de aderir à cooperativa são melhores preços de insumos e serviços, previsibilidade de preços, acesso a grandes fornecedores, comprar em conjunto em nível estadual e nacional, entre outros.

Ele explicou ainda que a cooperativa seria composta por representantes de empresas associadas ao sindicato. “A cooperativa tem informação da demanda do setor para ofertar no mercado e isso tem valor significativo”.


Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos