Sinduscon-Tap recebe representantes do Sinduscon-MG para reunião de diretoria

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), reuniu na manhã desta quinta-feira (27) para seu encontro mensal, além dos diretores da entidade, o coordenador sindical do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o economista Daniel Ítalo Richard Furletti e o diretor de pequenas e médias empresas do Sinduscon-MG, Juliano de Noronha Graça.

A reunião norteou dois assuntos de interesse do setor na cidade e região: o Custo Unitário Básico (CUBm²) e a cooperativa de compras.    


Segundo Daniel Ítalo Richard Furletti é importante que o sindicato tenha informações sobre o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²) para o cálculo de indicador setorial. “A forma que é calculada traz transparência muito grande. Tem suporte técnico e jurídico grande para Receita Federal, INSS, Ministério Público, prefeitura e o mercado. É importante que Uberlândia tenha, porque a cidade tem estrutura de custo diferente e convenção coletiva diferente. Os associados precisam se envolver nesse processo”, afirma Furletti.  


Diante da necessidade das empresas de reduzir custos, o presidente do Sinduscon-Tap trouxe novamente para discussão a cooperativa de compras. “Nosso objetivo é aproveitar as boas praticas dos Sinduscons e aderir ou implementar bons projetos”, disse Pedro Spina.   

O diretor de pequenas e médias empresas, Juliano de Noronha Graça disse que a cooperativa tem o intuito de reduzir preços das matérias-primas e possibilitar maior flexibilidade com relação a prazos e logística de entregas. “Visitei cooperativas que já existentes em todo o país, algumas muito bem estruturadas. Não podemos ser reféns do cartel. Os benefícios de aderir à cooperativa são melhores preços de insumos e serviços, previsibilidade de preços, acesso a grandes fornecedores, comprar em conjunto em nível estadual e nacional, entre outros.

Ele explicou ainda que a cooperativa seria composta por representantes de empresas associadas ao sindicato. “A cooperativa tem informação da demanda do setor para ofertar no mercado e isso tem valor significativo”.


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado