Unidade Vazante da Votorantim Metais Holding comemora 60 anos

FOTO:paulinopatrus.com.br
Inaugurada em 1956, unidade contribui para o desenvolvimento do município e região
Em 2016, a Unidade Vazante comemora 60 anos de existência. A descoberta da jazida de zinco no município originou a criação da Companhia Mineira de Metais que, anos depois, se transformou na Votorantim Metais Holding. Desde então, a empresa vem contribuindo para o crescimento do município por meio de projetos de desenvolvimento local e de meio ambiente, realizados em parceria com diversos setores da sociedade.



A unidade direciona seus esforços para a realização de um trabalho sustentável que visa a uma operação que investe na carreira profissional dos seus empregados e na qualificação de processos industriais. Técnico da área de Geologia da empresa, Dionísio Custódio conseguiu prosperar profissionalmente e em sua vida pessoal depois de entrar para a empresa. “A Votorantim foi e é fundamental no desenvolvimento da minha vida e da minha família”, afirma.

O compromisso da Votorantim Metais Holding com a comunidade ultrapassa os muros da empresa, se destacando em iniciativas de responsabilidade social que beneficiam crianças, adolescentes, gestores públicos, produtores rurais de comunidade em geral. Por meios dessas ações, foi possível qualificar a educação pública do município, elevando o seu Índice de Educação Básica; capacitar a gestão pública; valorizar a agricultura familiar; e democratizar o acesso à cultura para crianças e adolescentes do município. As ações ambientais também foram fundamentais para a conscientização da comunidade, alertando escolas e outras instituições sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

“Nos orgulhamos em fazer parte da história de Vazante e, principalmente, em ter contribuído para construção de tantas outras histórias. Ao longo dos últimos 60 anos, estivemos presentes na comunidade, incentivando o desenvolvimento da região e gerando oportunidades para a realização de sonhos”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim.

História

As pesquisas minerais em Vazante se iniciaram em 1961. Oito anos depois, a operação já estava a todo vapor. Conhecida como a detentora da maior jazida de zinco do Brasil, Vazante se tornou referência em mineração graças à excelência operacional da Votorantim. Diversos estudiosos e instituições de ensino e pesquisa do mundo inteiro puderam conhecer não só a empresa, mas também o município ao longo desse período.

Veja algumas datas que marcaram a história da Unidade:

1951 – Descoberta de minério de Zinco em Vazante;

1956 – Fundação da Companhia Mineira de Metais – CMM;

1961 – Início das pesquisas em Vazante;

1969 – Produção em escala industrial (Mina Céu Aberto);

1983 – Início de implantação da lavra subterrânea;

1993 – Produção em escala industrial (Mina Subterrânea);

2005 – CMM passa a se chamar Votorantim Metais (VM);

2009 – Suspensão da operação da mina a céu aberto;

2012 – Início da produção de concentrado de chumbo;

2014 – Início operação Mina Extremo Norte.


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023