Uberlândia é destaque em MG na recepção de turistas estrangeiros

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, cidade ocupa a 2ª posição como destino de negócios, eventos e convenções

Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
Quando o assunto é negócios, eventos ou convenções, Uberlândia é um dos destinos mais procurados por estrangeiros que visitam Minas Gerais. O destaque consta na Pesquisa da Demanda Turística Internacional no Brasil divulgada na última semana pelo Ministério do Turismo. O levantamento mostra que a cidade ocupa a primeira posição nesse segmento entre os municípios do interior de Minas e é segundo lugar no estado, atrás apenas da capital, Belo Horizonte.

Realizado ao longo de 2018 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estudo ouviu 39.811 pessoas de outras nacionalidades em 15 aeroportos internacionais e dez fronteiras terrestres, com coleta de dados nos meses de janeiro, fevereiro, abril, julho, agosto e outubro para contemplar os períodos de alta, média e baixa estação no país. Motivo da viagem, gasto, tempo de permanência e nível de satisfação com a infraestrutura encontrada foram alguns dos assuntos abordados.



            Conforme a pesquisa, Uberlândia concentrou 6,2% de todas as viagens de negócios, eventos e convenções realizadas por estrangeiros em Minas Gerais no ano passado.  O desempenho se manteve o mesmo de 2017 e foi maior que o registrado em 2016, quando a procura representou 5,7% dos destinos mineiros apurados. Na categoria “Outros motivos”, que desconsidera os turismos de negócios e lazer, o município também figura na segunda posição estadual.



Cidade que não para de se desenvolver



            Desde o início da atual gestão do prefeito Odelmo Leão, diversas ações têm sido adotadas para fortalecer a economia de Uberlândia, com foco na geração de emprego, renda e, consequentemente, qualidade de vida. Programas como Uberlândia Integrada, Uberlândia + Saúde, Invista, Anel de Segurança, Escola Bem Arrumada e a ampliação do sistema de captação de água Capim Branco, entre tantos outros investimentos com resultados práticos nos mais variados setores que impactam na vida da população, oferecem reestruturação e modernização para o município, que se torna um lugar cada vez melhor para se viver e investir.          



“O fato de Uberlândia ser o segundo maior destino turístico do estado de Minas Gerais para negócios, eventos e convenções, retrata, além da receptividade do povo uberlandense, todos os esforços públicos e privados que fazem da nossa cidade um polo de referência em toda a região. É o resultado do espírito empreendedor somado a uma gestão pública eficiente do Governo Odelmo Leão que favorece a captação e realização de eventos e fortalecem o ambiente de negócios”, avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles.



Perfil estadual



            Estados Unidos, Argentina, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Chile, Canadá e Espanha estão entre as principais origens dos turistas que visitam Minas Gerais. O turismo de negócios corresponde a 17,5% dos motivos informados em 2018 (lazer representou 9,2% e outros motivos 73,3%).



Do total de entrevistados, 95,2% manifestaram intenção de retorno ao estado, 50,5% disseram que a viagem atendeu plenamente a expectativa. Gastronomia e hospitalidades foram os aspectos da visita mais elogiados. Entre os serviços utilizados em solo mineiro, táxi, segurança pública e limpeza pública foram os mais bem avaliados.



Confira aqui a íntegra da Pesquisa da Demanda Turística Internacional no Brasil



17/09/19

Daniela Ayres

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos