Praça da Igreja do Rosário recebe apresentação 'Um cello em solo fértil'

Iniciativa faz parte do Projeto Harmonia e reúne diferentes manifestações artísticas
Divulgação

Difundir o trabalho de músicos residentes em Uberlândia e possibilitar a apreciação de patrimônios históricos da cidade é o intuito do projeto Harmonia, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura. Desde agosto, nesta primeira temporada, músicos selecionados em edital estão enchendo os arredores da Igreja Nossa Senhora do Rosário de apresentações acústicas de qualidade.
Nesta quinta-feira (26), a partir das 21h, o violoncelo de Kayami Satomi vai encher a praça da Igreja do Rosário da harmonia e versatilidade do instrumento na apresen  “Em 2019, completei 10 anos que vim para a cidade dar aula e trabalhar com música, então para mim é um gesto grandioso e bem uberlandense. Adoro e valorizo muito a cena musical de Uberlândia. Esse é um edital único, que enaltece a Igreja do Rosário, um dos símbolos da cidade. Pelo que percebi da seleção, o edital ressalta bastante a diversidade de gêneros dos grupos selecionados e, no meu caso, que sou mais visto com o UdiCello, vou poder apresentar meu trabalho sozinho, basicamente como eu era quando cheguei aqui”, contou o músico Kayami Satomi.


 Valorização do patrimônio histórico

 O projeto pretende despertar na comunidade a valorização do patrimônio cultural, incentivando a população a assistir apresentações nos arredores da igreja. Os presentes também receberão material de divulgação dos bens tombados da cidade. Serão distribuídos porta-copos com foto e informações sobre dez bens tombados do município.


A secretária municipal de Cultura, Monica Debs, destaca que as atividades de educação patrimonial pretendem que, ao final do ano, o projeto tenha estabelecido vínculos de pertencimento das pessoas com a Praça e a Igreja, assim como a difusão de sua importância para a história e memória da cidade.

 “O que se pretende é conscientizar as pessoas da importância de conservar os bens tombados. Neste caso particular, a Igreja do Rosário, que tem sido alvo constante de atos de vandalismo. As apresentações musicais serão em formato acústico e terão repertórios adequados ao espaço e à função social da igreja”, explicou a secretária municipal de Cultura, Monica Debs.





24/09/2019

Tatiana Oliveira

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos