Evento no Hospital e Maternidade Municipal reforça importância do autocuidado

Mesa-redonda “Como eu me cuido?” integra programação da Semana do Cuidado Seguro
Foto: Cleiton Borges/SecomPMU

A Semana do Cuidado Seguro é um momento de reflexão para que os profissionais da saúde tracem ações para diminuir riscos, aumentar a efetividade na prestação de serviços com base na segurança e qualidade na assistência aos pacientes do hospital. Mas, antes dos cuidados com o próximo, é preciso cuidar de si mesmo. A partir dessa premissa, os colaboradores do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) tiveram uma tarde de reflexão sobre o autocuidado.

“Como eu me cuido?” foi a pergunta que norteou a mesa-redonda composta por profissionais de vários setores do Hospital. Um momento de discutir estratégias para intensificar o autocuidado, segundo a psicóloga do HMMDOLC, Letielle Tonon. “Realizamos o evento para ver como estamos cuidando da gente. Como vamos desenvolver um cuidado com qualidade aos pacientes se não estamos bem com nós mesmos. Essa oposição nos afeta, empobrecendo as relações no trabalho e na vida pessoal”, disse.


Durante a mesa-redonda, os vários profissionais que estiveram presentes deram seus depoimentos do que fazem para melhorar a qualidade de vida e como refletir no trabalho. Experiências que exemplificam os vários temas abordados durante a 7ª Semana do Cuidado Seguro, realizada pelo Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. 

“Todos os temas são pensados na nossa Semana. É o momento que temos para conscientizar e praticar o cuidado e a redução de risco em todas as áreas”, explicou a Camila Vieria, coordenadora da enfermagem do HM.





Para as ações da 7ª Semana do Cuidado Seguro, a organização focou no cuidado centrado no paciente. “Além de trabalhar a humanização, queremos levantar a reflexão sobre ter os interesses do paciente em primeiro lugar. Não só ouvindo as suas necessidades durante a internação, mas discutindo e fazendo com que o cidadão participe das decisões junto à equipe médica no que diz respeito a benefícios e riscos dos tratamentos”, explicou o gerente de risco do Hospital Municipal, Dr. Thogo Lemes.

Simpósio Cuidado Seguro

Dentro da 7ª Semana do Cuidado Seguro, acontece também o 3º Simpósio Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde. O evento, que acontece na sexta-feira (17) e sábado (18), é voltado para profissionais e acadêmicos da área. A intenção é estimular a reflexão sobre a segurança e a qualidade na assistência à saúde. Os interessados podem fazer a inscrição pela internet (www.simposiocuidadoseguro.com.br).


Durante os dois dias do simpósio, além da apresentação de trabalhos científicos, serão realizados mini-cursos, mesas-redondas, workshops e discussões sobre o tema, como Cuidados Paliativos e Segurança do Paciente, Panorama Atual do Programa Nacional de Segurança do Paciente, além de outras vertentes que envolvem a segurança no atendimento.



: 3º Simpósio sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde.

- Inscrições: http://www.simposiocuidadoseguro.com.br/

- Dia: 17 de agosto, das 13h às 22h
                 18 de agosto, das 7h30 às 17h30

- Local: Gran Executive Hotel – Rua Natal, 1.415. Bairro Tibery








14/08/2018


Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022