Indústrias do Vestuário recebem 2ª etapa de Programa de Moda
Sete indústrias participam do Programa de Desenvolvimento da Moda
O consultor em Design de Moda, Rodrigo Cezário, do Instituto By Brasil, visitou essa semana as empresas Gean Fernan, Alferes, Polyart, V&V Exclusive Arte na Linha, Ducks Indústria e Comércio, Misses e Sol e Ondas Confecções, que aderiram ao Programa de Desenvolvimento da Moda do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O programa é desenvolvido pelo Sebrae Minas; pelo Sistema FIEMG, por meio das Regionais Vale do Rio Grande, Vale do Paranaíba e Alto Paranaíba e do IEL, dentro do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR, e pelos sindicatos do setor, dentre eles, o Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário de Patos de Minas e Alto Paranaíba). A visita fez parte da segunda etapa da ação de design de nova coleção.
O consultor disse que esta ação será desenvolvida em quatro etapas. “Na primeira, conhecemos o negócio de cada empresa e apresentamos a metodologia do Instituto para o desenvolvimento de produtos. Voltamos agora, com as propostas de novos produtos. A próxima etapa será a desenvolvimento da peça-piloto, quando iremos verificar melhorias na modelagem, processo e acabamento. Esse processo finaliza com a aprovação das cinco peças para serem produzidas em escala, pela indústria participante”, informou.
Segundo ele, foram apresentados cinco novos produtos para cada empresa, com a proposta de inovação na modelagem ou mesmo em matéria-prima, levando em consideração as tendências da moda. “Temos empresas com linhas de produção diversificadas e cada uma tem um novo conceito para desenvolver na indústria. Até mesmo as indústrias que atuam com uniformes têm a possibilidade de adotar uma nova modelagem, confeccionando peças mais interessantes e que atendam ao apelo do consumidor”, observou.
O diretor comercial da Polyart, Ytalo Sammer, do ramo de uniformes, destacou que a consultoria tem contribuído muito para a indústria, pela proposta de melhorias na modelagem das peças. “As consultorias vêm na hora certa. Para nós, empresários, poder contar com uma consultoria em design de moda é muito bom e nos tranquiliza quanto ao resultado que teremos na qualidade das peças que serão produzidas”, frizou.
A diretora da Alferes, Lorrane Silva Ferreira, disse estar entusiasmada com o projeto, principalmente, porque propõe a modelagem de peças mais confortáveis, respeitando o padrão das fardas militares. “Esta nova proposta atende uma demanda dos próprios militares”, acrescentou. A Alferes atua, também, na produção de uniformes para empresas e para a diretora, a consultoria tem a orientado na confecção de peças, com melhor ajuste ao corpo.
O presidente do Sindivest, Geraldo Fernandes, enfatizou que o programa tem proporcionado capacitações e consultorias em assuntos de extrema importância para o desenvolvimento desse setor na nossa região. “Essa etapa de desenvolvimento de novas coleções permite que os empresários participantes recebam a orientação de consultor capacitado e com grande conhecimento em Moda. Temos a certeza de que, ao final, todos terão resultado positivo”, ressaltou.
Fernandes informou ainda que, dentro do programa, está prevista uma missão empresarial a Blumenau, em agosto, oportunidade em que os empresários poderão conhecer novas tecnologias e as tendências do setor, com a participação na Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil.
![]() |
Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação
FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.55 (34) 3823-3999 | Cel. (34) 99193-3894
mariangela@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br
Comentários