Empresas devem se cadastrar no novo canal de comunicação da Prefeitura


Cadastro no Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) está disponível até dezembro deste ano
O sistema Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) da Prefeitura de Uberlândia continua cadastrando, até dezembro deste ano, os empreendimentos da cidade. Elaborado para aumentar a eficiência da administração pública e facilitar a vida do cidadão, aferramenta trata-se um ambiente online criado para ser o novo canal de comunicação oficial da Secretaria Municipal de Finanças com as empresas instaladas na cidade. Por ele, mensagens, intimações, notificações, auto de infrações e outros processos que eram comunicados por correspondência serão realizados virtualmente.


Como utilizar

 Para que o DEC possa ser utilizado como caixa postal oficial, os donos das empresas ou contadores deverão realizar cadastro no sistema entre os meses de julho e dezembro deste ano, de acordo com cronograma do ramo de atividade estabelecido pelo decreto municipal 17.656 de 25 de junho de 2018. O cadastro é obrigatório para todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviço e pode ser efetuado com o certificado digital utilizado pela Receita Federal.



            Aqueles que não detêm certificado digital podem realizar um pré-cadastro no DEC, mas terão que validar o registro presencialmente mediante agendamento online para atendimento na plataforma do Centro Administrativo Municipal. Importante ressaltar que, enquanto o período de cadastramento estiver vigorando, a Secretaria Municipal de Finanças ainda continuará remetendo correspondências para se comunicar com as empresas. Entretanto, a partir de 2019, toda a comunicação deverá ser realizada exclusivamente pela plataforma online.


Mais uma ferramenta online

 O secretário municipal de Finanças, Henckmar Borges, explica que o DEC é mais uma das soluções que integram o programa Gestão Total, implantado por determinação do prefeito Odelmo Leão para modernizar, melhorar a eficiência e retomar a credibilidade da administração pública. “O DEC é mais um passo do projeto que temos de, no futuro, tornar online todos os processos administrativos e financeiros junto ao cidadão e contribuinte. Um processo que, a cada avanço, torna mais fácil a comunicação e a resolução de diversas questões. Além disso, significa economia de recursos e tempo para todos”, explicou.

 Via Pmat

           Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) também foi desenvolvido por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (Pmat) financiado em Uberlândia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  O sistema integra, com um investimento de R$ 12,3 milhões, o pacote de melhorias que a Prefeitura de Uberlândia idealizou para modernizar o sistema de gestão financeira e administrativa do Município. O ambiente foi programado pela DSF Inteligência Tributária Municipal, que já entregou à administração o Portal de Negociação neste ano e o Sistema Integrado de Administração Tributária Municipal (Siat) em outubro de 2017.

           

Para acessar o DEC, clique aqui



13/08/18

Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado