Uberlândia recebe 12 novas ambulâncias

Veículos passam a fazer parte da frota da Central de Ambulâncias da rede municipal, ampliando o atendimento à comunidade

No mês em que completa 130 anos, Uberlândia comemora mais um avanço na Saúde. Além do início dos procedimentos de cardíacos em parceria com o HC-UFU e da realização de cirurgias cardíacas no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC), a prefeitura adquiriu 12 novas ambulâncias. Os veículos foram entregues durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (16), na praça Cívica ao lado do Centro Administrativo Municipal.

As ambulâncias auxiliarão a prestação de serviços da Central de Ambulâncias em apoio às unidades de saúde no atendimento da comunidade. A compra dos veículos só foi possível a partir de emendas parlamentares do prefeito Odelmo Leão enquanto deputado federal.


 Durante a solenidade, o prefeito Odelmo Leão destacou a importância da iniciativa. “Com apoio de todos, estamos conseguindo recuperar a Saúde da nossa cidade. Não tem sido fácil, porque os desafios são grandes e não temos recebido suporte algum do governo do estado. Garantimos mais essa conquista para o povo. E não se trata apenas de um incremento da frota: é um ganho que confere estrutura aos nossos profissionais da área e aprimora a atenção aos pacientes. São questões que refletem no cuidado do Município com os cidadãos para salvar mais vidas”, destacou.

Das 12 novas ambulâncias, nove foram adquiridas com verbas parlamentares do prefeito Odelmo Leão enquanto deputado federal. As demais são de receita da venda de veículos obsoletos em leilão público realizado pela prefeitura.  Um investimento de quase R$1 milhão.



Também durante a ocasião o prefeito anunciou outra novidade para a Saúde em Uberlândia. Trata-se da recém autorização do Ministério da Saúde para que o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro adquira um equipamento de hemodinâmica. Desta forma, assim que o processo licitatório para aquisição for concretizado, a unidade aumentará sua capacidade para a realização exames e procedimentos cardíacos na unidade.



Utilização imediata



As 12 ambulâncias passarão a integrar a frota da Central de Ambulâncias – assim como asoutras três entregues no fim do ano passado –e serão utilizados para ampliação dos serviços de transferência de pacientes entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), com foco ainda no transporte para a realização de exames e consultas no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro e Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), bem como procedimentos relativos à hemodiálise, cuidados do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e atendimento nos distritos. Além dos veículos que atendem a rede de saúde em simples remoção, existem aqueles que ficam de plantão nas Unidades de Atendimento Integrado (Uais) da cidade.

 O promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Lúcio Flávio de Faria Silva, destacou a importância dos novos veículos para a qualidade do sistema de saúde local. “Uberlândia está em um momento difícil, uma vez que o estado não está repassando o que deveria para área da Saúde e essa situação compromete todo o atendimento. O reforço representa uma melhora na qualidade oferecida aos cidadãos”, explicou.

Central de Ambulâncias

Em 2017, a Central de Ambulâncias realizou mais de 50 mil atendimentos à comunidade. Dejaneiro a julho deste ano, já foram mais de 30 mil assistências. A central também atua em parceria com o Corpo de Bombeiros. “O serviço é feito em complemento ao transporte em situações que não são de urgência e emergência. Quando necessário, os paramédicos do Cobom são enviados para realizar os primeiros socorros e a ambulância leva o paciente para a unidade mais próxima a área de abrangência”, explicou Gladstone Rodrigues da Cunha, secretário de Saúde.


FOTOS:Cleiton Borges - Secom PMU

16/08/2018
Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022