Pesquisa lista erros mais comuns em entrevistas de emprego

Uma pesquisa do CareerBuilder, site de carreiras norte-americano, listou os erros curiosos e mais corriqueiros apresentados pelos candidatos durante entrevistas de emprego. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos no fim de 2016. Participaram mais de 2,6 mil gerentes e profissionais de recursos humanos.


Segundo os empregadores, os piores erros quem podem ser cometidos durante a entrevista são mentir (66%), atender ao telefone ou responder mensagens durante a entrevista (64%), parecer arrogante (59%), vestir roupas inadequadas (49%) e parecer não ter responsabilidades (48%).


Linguagem corporal

A pesquisa também apontou as falhas mais comuns relacionadas à linguagem corporal, são elas: não fazer contato visual (67%), não sorrir (39%), brincar com alguma coisa na mesa (34%), ficar inquieto na cadeira (32%), cruzar os braços em cima do peito (32%), ter uma postura ruim (31%), brincar com o cabelo ou ficar tocando o rosto (28%), ter um aperto de mão fraco (22%), usar muitos gestos com as mãos (13%) e ter um aperto de mão muito forte (9%).

Comportamentos inadequados
Comportamentos absurdos também foram listados no estudo, como pedir licença para ligar para a esposa e perguntar se o salário oferecido pela empresa era suficiente antes de continuar a entrevista, perguntar a localização do bar mais próximo do local da entrevista, levar os brinquedos dos seus filhos para a entrevista, perguntar por que a aura do entrevistador não tinha gostado dele, convidar o entrevistador para jantar depois, são apenas alguns.

Segundo o estudo, 51% dos selecionadores sabem nos primeiros cinco minutos se um candidato é ideal para o cargo.
De acordo com a diretora da Ipersonae, a analista comportamental e coach, Hérica Santos, a primeira coisa que o candidato precisa fazer antes de uma entrevista de emprego é ter informações sobre a mesma. Outro diferencial é ter boa comunicação verbal e gestual. “Nossos gestos e atitudes falam por nós e de nós. Então nunca minta, pois a linguagem visual é cinco vezes mais expressiva que linguagem oral. Mentira sempre deixa rastro e é demonstrada por expressões comandadas pelo sistema nervoso autônomo. Mantenha a calma, seja sincero nas respostas, esteja vestido de maneira apropriada, pois a aparência também revela muito. As palavras, o tom de voz e a expressão corporal são os principais canais de comunicação, sendo a expressão a que mais influencia o seu resultado”, enfatiza Hérica Santos.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas