PATOS DE MINAS-07/02/2017 - Prefeitura consegue recursos para diminuir fila de espera por exames laboratoriais

Além do aporte aos exames laboratoriais, uma quantia também será disponibilizada aos pacientes que aguardam por fisioterapia

Os patenses, que aguardavam há mais de 18 meses por exames laboratoriais pelo SUS, já podem ficar tranquilos. Isso porque a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu através de portarias e recursos vinculados, o incentivo de R$ 100 mil mensais para a realização de exames de sangue, urina, fezes, entre outros.


A notícia, divulgada na manhã dessa terça-feira (07) pelo secretário municipal de Saúde, José Henrique Nunes Borges, vem complementar uma sequência de avanços na área da saúde, implementados nestes 27 dias úteis de Governo. Só nesse período, a Prefeitura já disponibilizou médicos-cirurgiões para plantão, no último fim de semana (04 e 05/02), no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD); reafirmou parceria com a Fundação Hemominas com a liberação de um médico ao Hemonúcleo e conseguiu que 1.160 exames cardiológicos fossem realizados em parceria com o Hospital Regional.


Além dos R$ 100 mil reais mensais para a efetivação de exames laboratoriais, a atual administração conseguiu um aporte de R$ 10 mil reais mensais para o tratamento em fisioterapia. De acordo com o secretário, José Henrique Nunes Borges, os recursos serão disponibilizados até que se diminua a demanda reprimida nas unidades básicas de Saúde.

“Há pessoas que aguardam pra realizar exames há na fila de espera, mais de um ano e meio. Esta redução no número de exames executados, acabava por gerar um movimento intenso na Unidade de Pronto Atendimento - UPA Porte 8, o que agora será amenizado.”, salientou o secretário.

De acordo com o secretário de Saúde, o paciente com pedido de exames laboratoriais ou de sessões de fisioterapia deve seguir a seguinte orientação. “Não há necessidade de procurar sua unidade de saúde. A partir da próxima segunda-feira, dia 13, as unidades estarão efetuando as marcações e entrando em contato com cada usuário”, esclareceu.

“Estamos trabalhando para diminuir as filas que impactam nos tratamentos de saúde e, consequentemente, na vida da população atendida pelo SUS. Com o apoio da prefeitura, a secretaria não está medindo esforços para melhorar a qualidade do atendimento e tratamento da saúde dos cidadãos patenses”, finalizou o secretário.

*Imagem: reprodução


Simone Marques
Assessoria de Comunicação
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