Dmae investe na melhoria das estações de tratamento

Entre as ações estão a retomada dos desodorizadores, utilização do sal de ferro e monitoramento online




O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) investe em equipamentos e processos para minimizar os odores emitidos pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e Aclimação. Neste mês foi retomado o uso do desodorizador, iniciada a utilização de sulfato de ferro e nos próximos dias será feita a instalação de um aparelho para monitoramento online da emissão de gases. 

O desodorizador é um equipamento que lança uma espécie de “perfume” para minimizar o mau cheiro inerente ao processo de tratamento do esgoto. São instalados aspersores (espécie de chuveirinhos) no entorno dos reatores que fazem a pulverização. “Esse processo alivia o desconforto dos funcionários da estação bem como da população dos bairros próximos”, disse Marcelo Costa, gerente de tratamento de esgoto.

    Outra ação é a utilização de sulfato de ferro, componente químico que age na etapa inicial do tratamento do esgoto ajudando a neutralizar a emissão de sulfeto de hidrogênio – gás de odor semelhante a do ovo podre. “Esse componente, o sal de ferro, tem uma ação bem efetiva no tratamento do esgoto”.

    As ações feitas pelo DMAE já são sentidas pela população como é o caso do Romualdo Mathias Filho, morador do bairro Taiaman. Ele havia utilizado as redes sociais para manifestar seu descontentamento. 

    O DMAE já estava monitorando a emissão e os engenheiros mantiveram contato com o Romualdo explicando a ele sobre a utilização do desodorizador. “Desde o dia que conversei com o técnico e ele me falou que iriam usar um aerosol, não senti mais o mau cheiro”, conta o morador. 

    Em uma recente vistoria dos órgãos ambientais, também foi constatado que a emissão de odores estava dentro dos padrões previstos para esse tipo de operação. “Obviamente não é possível acabar com toda a emissão de odor, mas nós trabalhamos continuamente para diminuir os impactos”, afirmou Marcelo Costa.


Monitoramento
   

Para aprimorar ainda mais os sistemas de controle de emissão de gases, nas próximas semanas, será instalado um aparelho na ETE Uberabinha para monitorar os níveis de sulfeto de hidrogênio no ar. As informações geradas serão acessadas em tempo real pela equipe do DMAE para aperfeiçoar a desodorização. “Outra vantagem desse equipamento será certificar se os possíveis odores nas proximidades são oriundos da Estação de Tratamento de Esgoto ou de indústrias próximas, que também podem gerar mau cheiro”, disse Marcelo Costa.

Gleide Corrêa
gleidecorrea@gmail.com
(34)3233-4605

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022