Saúde: essa é a meta!

Definir estratégias para uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas é o principal passo para manter a saúde e disposição

Para muitas pessoas, o início do ano é marcado por um período de definição de novas metas profissionais e pessoais. Para aqueles que estão no período de renovação ou para os que desejam dar sequência aos projetos em busca de uma saúde melhor, algumas dicas são fundamentais: informações corretas, organização e disciplina.
Uma rotina saudável pode ser conquistada com uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono, a prática de atividades físicas prazerosas e ainda a convivência com pessoas que te fazem bem.

Os profissionais do SESI separaram algumas dicas que vão te ajudar a dar aquele gás na busca por uma rotina leve e equilibrada em favor da sua saúde.

Alimente-se bem

Consumir com moderação alimentos como sal, açúcar e gorduras é sempre a melhor opção, explica Daniele Martins, nutricionista e analista da Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI.

"O consumo excessivo de sódio pode provocar doenças como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais, o AVC, derrame e hipertensão. Em relação às gorduras, o consumo em excesso aumenta risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e o açúcar pode levar à obesidade e ao diabetes. A palavra-chave é moderação, o que muitas vezes envolve mudança de hábitos", destaca a nutricionista do SESI.

Experimente trocas simples

•Use uma colher de açúcar no café em vez de duas ou três;

• Escolha alimentos assados ou cozidos no lugar de frituras, assim você reduz a quantidade de gordura;

• Use ervas e temperos naturais, eles adicionam sabor e ajudam na redução da quantidade de sal.

Comece 2021 cuidando da sua saúde

E como cuidar da alimentação em meio à agitada rotina de trabalho? Daniele dá algumas dicas que podem ser facilmente adotadas em casa, inclusive por aqueles que trabalham em modelo de home office. "Sempre tenha em sua casa alimentos saudáveis, como frutas, verduras e outros alimentos naturais. Mantenha uma rotina alimentar e evite visitas frequentes à geladeira e, não se esqueça, hidratação é essencial", afirma.

Em 2020, muita gente redescobriu o sabor e a praticidade de levar marmita para o trabalho, afinal, quem não gosta de uma comida caseira? Mas aí vem a dúvida: quais as melhores opções para cozinhar e como variar a alimentação? Daniele indica montar um cardápio com versões de alimentos cozidos, grelhados ou assados, temperados com ervas e especiarias e os alimentos da estação. Além disso, ela reforça que as frutas são as melhores sobremesas. Outra dica de ouro que Daniele ensina: "Separe a comida quente da fria, assim ela se mantém fresca e saborosa".

Se você não puder ficar em casa ou preparar a sua refeição para levar para o trabalho, não se preocupe. "Observe os protocolos de prevenção à COVID do estabelecimento e faça escolhas conscientes como o consumo de legumes, verduras e hortaliças, preferência aos alimentos integrais, que são ricos em fibras, e escolha carnes magras e grelhadas, assadas ou cozidas, que contem menor quantidade de gordura".

Mas se a sua preocupação está na hora do lanche, fique tranquilo. Escolha opções saborosas e saudáveis. "Frutas in natura, oleaginosas, iogurtes, coalhadas, queijos e barras de cerais sem açúcar podem te ajudar a segurar a fome até a próxima refeição", ilustra a nutricionista do SESI.

Corpo em movimento

A atividade física é o complemento ideal para quem está buscando saúde e, neste ponto, a constância também é fundamental. O analista de Lazer e Esportes do SESI, Alex Silvério, explica que, para incorporar a atividade esportiva na rotina diária, praticar algo que proporcione prazer é o segredo. "A pessoa deve escolher uma atividade que goste e que sinta prazer em fazer. É preciso se sentir bem e buscar metas ou objetivos que ela consiga alcançar dentro de curtos e longos prazos", ensina o profissional de Educação Física.

Vai começar uma caminhar ou correr? Determine distâncias que você consiga alcançar e se sentir bem com aquele resultado e vá aumentando gradativamente. "Corra 3 km ou 5 km. Atingiu a meta? Tente fazer esse percurso em um tempo um pouco menor. Conseguiu fazer em um tempo menor? Aumente a distância para 7 ou 10km. O objetivo é cumprir e se sentir bem. Muitas pessoas desistem, pois se frustram em realizar alguma atividade que ela não consegue atingir os resultados a que ela se propõe", afirma Silvério.

Segurança na prática da atividade física

Ainda estamos no meio de uma pandemia e a orientação é não aglomerar e evitar espaços fechados. Mas nem por isso você deve deixar de lado a prática da sua atividade física. "É importante não deixar de praticar aquela atividade que você gosta, mesmo que ela não consiga frequentar um ambiente específico como a academia. Você pode fazer algo dentro de casa, com objetos comuns. Vai fazer uma atividade de fortalecimento? Pode utilizar o sofá, uma cadeira, colchonete, garrafas de água para aumentar a intensidade", exemplifica Alex.

Algumas atividades que você pode fazer dentro de casa

• Pular corda;

• Polichinelo;

• Abdominais;

• Corrida estacionária (simula o movimento da corrida);

• Danças.

Ainda é possível realizar atividades ao ar livre, como caminhadas ou corridas, mas Silvério chama a atenção para alguns cuidados. "É preciso levar em consideração os protocolos de prevenção à Covid-19, como o uso da máscara e evitar contato com equipamentos coletivos. Hoje na internet conseguimos ter acesso ao conteúdo produzido por profissionais de educação física. É muito importante buscar essas orientações de profissionais qualificados para ministrar essas atividades de forma segura. O importante é não ficar parado", ensina o profissional de Educação Física.

Indústria e saúde

O SESI oferece uma estrutura completa e diversas soluções de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para a construção de um ambiente corporativo sadio e com riscos controlados. A instituição estudou as melhores práticas que estão sendo adotadas por governos e pelas empresas ao redor do mundo para a preservação da saúde do trabalhador.

O SESI disponibiliza para as empresas serviços como: Consultoria Digital SST; Consultoria em Ergonomia; Atendimento Psicossocial, Cursos de Educação a Distância sobre Normas Regulamentadoras, Teste Rápido para Covid-19 e uma Plataforma Digital exclusiva para as micros e pequenas empresas elaborarem e implementarem seus programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e o Programa de Controle Médico Ocupacional (PCMSO).

Quer saber como levar tudo isso até a sua empresa? Acesse

https://www7.fiemg.com.br/sesi/area-de-interesse/area/saude

Conteúdo - Jornalismo

FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais

55 (31) 3263-4444 I 7753 I 4555 I 4512 I 4449

jornalismo@fiemg.com.br I www.fiemg.com.br


A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.

FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023