Engenharia apresenta projeto de ampliação da Sede do TJMG

Edificações deverão concentrar gabinetes, câmaras e setores administrativos

A arquiteta Natália Moraes e o engenheiro Marcelo Junqueira apresentam projeto ao juiz Jair Francisco dos Santos, ao presidente Gilson Lemes e ao desembargador Octavio Boccalini

O projeto de ampliação da Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na capital mineira, foi apresentado ao presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, pelo diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial, Marcelo Junqueira, e pela arquiteta Natália Moraes, nesta quarta-feira (27/1).

Os trabalhos foram acompanhados pelo superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e pelo juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos. A partir do que ficou decidido, o escritório de arquitetura já selecionado desenvolverá projetos complementares pormenorizados.

O presidente Gilson Lemes enfatizou a relevância da reunião, por permitir examinar em detalhes o projeto da construção de duas novas edificações anexas ao Edifício Sede: a torre Norte, que vai contemplar os plenários, o Órgão Especial e a área destinada ao Tribunal Pleno; e a torre Sul, que receberá as secretarias das câmaras e os serviços administrativos.

Edificações permitirão que setores judiciais e administrativos estejam próximos, reduzindo deslocamentos

"É um projeto muito grande, que começa a ser executado agora. A empresa tem 720 dias para entregar o projeto. Hoje analisamos todos os pontos onde ainda existe alguma polêmica, para resolver essas questões, e teremos no futuro duas belíssimas torres, ao lado do prédio existente. Assim, magistrados e servidores, todos estaremos no mesmo espaço", disse.

O presidente agradeceu aos envolvidos, nas pessoas do superintendente Octavio Boccalini, do juiz auxiliar Jair Francisco dos Santos e do responsável pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira, e parabenizou-os pelo trabalho. "Eles estão buscando dar mais espaço e conforto para todos os servidores e magistrados", destacou.

O desembargador Gilson Soares Lemes defendeu, ainda, que a proposta representa economia com locação de imóveis. "Pretendemos, com a construção das torres, que a integralidade dos setores esteja alocada nas novas edificações, de forma que, depois da construção, o Tribunal deixe de gastar com aluguéis. É um olhar para o futuro, com instalações modernas e confortáveis para as equipes do Judiciário", enfatiza.

O engenheiro Marcelo Junqueira explica que o projeto foi aprovado e a regularização junto à Prefeitura de Belo Horizonte, à Câmara e a outros órgãos municipais e ambientais, concluída. Além disso, já foi contratada a empresa que desenvolverá os projetos complementares - elétrico, hidráulico, de telecomunicações, estrutural.

"Cumprida essa exigência por parte da Urbana Arquitetura, teremos condições de lançar o edital de licitação na praça, a fim de efetivamente contratar construtoras para iniciar as obras. Atualmente, estamos na etapa de começar os projetos complementares, já demos ordem para isso na segunda-feira passada (18/1)", frisou.

Os próximos passos dependem do escritório de arquitetura. "O prazo para apresentar o projeto, com as especificações técnicas e o orçamento, pelo planejamento da Dengep, é de dois anos. Mas há possibilidade de antecipação dessa previsão. Logo que a gente finalize essa fase, estaremos aptos a pedir a licitação das obras", declarou.

Ouça o podcast com o áudio do presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/ TJMGoficial /
twitter.com/ tjmgoficial
flickr.com/ tjmg_oficial


Anexos


RÁDIOS AMPLIAÇÃO SEDE.mp3

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos