Preparo do solo e equilíbrio de nutrientes garantem produtividade na cultura de batatas

Portal Campo e negocios

A batata é uma das hortaliças mais populares nas mesas dos brasileiros. Consumida em diversos formatos, o alimento é fonte importante de carboidratos e vitaminas. O tubérculo é uma opção nutricional para substituir alimentos que sofreram disparada de preços, como o arroz.

 O Brasil conta com boa condição climática para a produção de batata na maior parte do seu território e, além das mesas brasileiras, o produtor também é responsável por abastecer o mercado externo e a indústria de alimentos. Para isso, o agricultor precisa estar preparado para entender a variedade, capacidade produtiva, reação frente às adversidades climáticas, entre outros fatores que interferem na qualidade do alimento.

A  etapa inicial e que faz toda diferença no cultivo da batata é o correto preparo do solo, para deixar a terra macia e porosa, respeitando as características de cada região.

Na comercialização de batatas para a indústria, o agricultor precisa estar atento às especificações exigidas para tornar o produto ainda mais atraente nas prateleiras dos mercados nos formatos chips, palha ou palito. Neste sentido, prioriza-se uma batata com quantidade adequada de sólidos, tamanhos uniformes e com a polpa sadia e bem preservada.

Só é possível alcançar este padrão de qualidade com um solo equilibrado  em macro e micronutrientes. O uso de fertilizantes é essencial para encontrar equilíbrio entre esses nutrientes. O excesso de potássio, por exemplo, pode inibir a absorção de magnésio, importante para o desenvolvimento da cultura. Já entre os micronutrientes, uso adequado de zinco e boro contribui para o aumento de produtividade.


Para atender a esta demanda, a Mosaic Fertilizantes conta com linha de produtos de performance que garante qualidade e produtividade, com alta solubilidade e  uniformidade liberando os nutrientes do início ao fim da cultura. Em pesquisa realizada, com a utilização da linha de Performance da Mosaic Fertilizantes, constatou-se incremento de 400 sc/ha quando comparado à utilização de fertilizantes convencionais.

Um exemplo de produto que auxilia os agricultores a encontrarem equilíbrio no solo é o K-mag. A fórmula exclusiva da Mosaic Fertilizantes tem, em um único grânulo, magnésio, potássio e enxofre, com baixa concentração de cloro e alta solubilidade, diferenciando-se  da fonte convencional, o KCl. Quando se utiliza grandes quantidades de KCl, pode ocorrer o excesso de aplicação de cloro, o que pode desencadear desequilíbrios na planta e no solo, prejudicando a produtividade.

Além de proporcionar lavouras homogêneas e sadias, K-Mag assegura o enchimento dos tubérculos. Sua utilização na cultura da batata gerou um incremento de 22,5% de batata classificada como  “Especial”.



 

*Flávio Bonini é engenheiro agrônomo e gerente de serviços técnicos da Mosaic Fertilizantes.


 


Informações para a imprensa, favor contatar:


CDN | mosaic@cdn.com.br


Fernanda Salatini – (55 11) 4084-4830


Beatriz Faria – (55 11) 4084-4830


 


This email is intended only for the person or entity to which it is addressed and may contain information that is privileged, confidential or otherwise protected from disclosure. Dissemination, distribution, or copying of this email or the information herein by anyone other than the intended recipient, or an employee or agent responsible for delivering the message to the intended recipient, is prohibited. If you have received this email in error, please notify the sender immediately.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023