Romeu Zema determina uso das aeronaves oficiais do Estado para transporte de vacinas e insumos contra a covid-19


Frota conta com 16 aeronaves de uso compartilhado; Governo adquiriu 50 milhões de seringas e 617 câmeras frias para armazenar imunizantes

Com o objetivo de garantir e agilizar o transporte das vacinas contra a covid-19, além de insumos, aparelhos e pessoal da Saúde que vai trabalhar na vacinação, o governador Romeu Zema determinou que as aeronaves oficiais do Estado sejam, preferencialmente, utilizadas para o transporte dos imunizantes e insumos em Minas Gerais. A determinação foi publicada neste sábado (16/1) por meio de decreto no Diário Oficial Minas Gerais e deverá ter validade enquanto perdurar o estado de calamidade pública devido à pandemia.

“A logística de Minas já está montada e prevê o uso de aeronaves do Estado que vão ficar disponíveis para levar essas vacinas assim que elas chegarem a Belo Horizonte. Já está tudo planejado, para que mesmo as regiões mais distantes recebam a vacina”, disse o governador.    


Para atender à determinação, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Gabinete Militar do Governador (GMG) - de forma integrada com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) – manterão permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave que servirá exclusivamente a esse propósito. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) poderá solicitar aeronaves adicionais para o trabalho, que levará em consideração o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 

    

Desde o início de sua gestão, o governador Romeu Zema determinou o uso compartilhado de todas as aeronaves do governo. Algumas delas, inclusive, eram de uso exclusivo do chefe do Executivo. Atualmente, o Gabinete Militar do Governador conta com três aeronaves de uso compartilhado e integrado para diversas ações por meio do Comando de Aviação do Estado (Comave). Ao todo são 16 aeronaves, sendo nove helicópteros e sete aviões, que realizam operações nas áreas da Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, preservação ambiental, entre outras.


Medidas

A utilização das aeronaves é mais um passo dado pelo governo mineiro para garantir a vacinação a toda a população de forma célere e adequada. Também foram adquiridos 50 milhões de seringas agulhadas pelo Estado, sendo que 21 milhões de unidades já foram recebidas pela Secretaria de Estado de Saúde e estão sendo distribuídas para as 28 Superintendências Regionais de Saúde. Ainda foram compradas 617 câmeras frias para armazenamento dos imunizantes, e 450 delas já foram entregues. 


Imagens: André Cruz 

Mais conteúdos para dowload em www.agenciaminas.mg.gov.br



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos